As novelas da faixa nobre da Globo, tinham como marca registrada, histórias que fugiam do eixo Rio-São Paulo, trazendo riquezas importantes na construção da trama, como em outras regiões do país, ou até mesmo, no exterior.
Em 2012, o exterior foi abordado em Salve Jorge, no eixo Rio – Turquia. Esta, foi a última trama que Glória Perez abordou cultura estrangeira em sua trama.
Em 2014, Manoel Carlos fez com que a novela, Em Família, não iniciasse no Rio de Janeiro.
O autor conhecido por retratar a sociedade contemporânea em Leblon e criador das Helenas em suas tramas, iniciou a primeira e segunda fase de sua última trama, em Goiânia.
Segundo ele, estava em busca de um cenário rico, mas que mantivesse costumes os regionais. Em sua terceira fase, Em Família passou a ser retratado no Rio de Janeiro.
No mesmo ano, Aguinaldo Silva queria que as gravações de Império, acontecesse na Serra Pelada, onde seria ambientada. Por conta da exibição da minissérie homônima, foi remanejado para o Monte Roraima.
A trama protagonizado por Alexandre Nero e Lília Cabral, teve cenas rodadas em Genebra , Zurique, Chapada Diamantina, Carrancas (Minas Gerais), e Petrópolis (Região Serrana do Rio de Janeiro).
Em 2016, Benedito Ruy Barbosa garantiu sua volta para a faixa nobre com Velho Chico.
A trama ambientada na Bahia, teve parte das cenas iniciais gravada em outras locações do Nordeste brasileiro, como Baraúna no Rio Grande do Norte e São José da Tapera e Olho d’Água do Casado em Alagoas.
As tomadas aéreas que representam a cidade fictícia da trama são de outro município alagoano: Piranhas. No estado onde se passa a novela, um casarão da Ilha de Cajaíba, em São Francisco do Conde, o município de Cachoeira e o Raso da Catarina foram usados como locações.
No total, cerca de 562 cenas foram gravadas nas locações nordestinas, em que cerca de 60 a 70% do elenco é formado por atores da região.
Em 2017, Glória Perez retoma para a faixa nobre com A Força do Querer.
As primeiras cenas da novela foram gravadas em Belém, que utilizou locais tradicionais como cenário como o Mercado Ver-o-Peso, o Parque Mangal das Garças e a Baía do Guajará.
Outras gravações também ocorreram nas cidades amazonenses de Manaus e Iranduba, na qual o a Vila de Acajatuba serviu como locação para a fictícia cidade de Parazinho, de onde vinha a personagem de Ísis Valverde – que, na história, ficava no Pará, embora as cenas foram gravadas na cidade amazonense.
Além disso, a trama também foi ambientada no Rio de Janeiro, e teve algumas cenas gravadas em Pequeno Portugal, no município de Niterói.
No ar, O Outro Lado do Paraíso teve cenas rodadas e é ambientada em Tocantis, Palmas. teve poucas cenas, na capital carioca.
Próximo de sua estreia, Segundo Sol será ambientada em Bahia. A trama de João Emanuel Carneiro enfrenta mobilizações, por conta da “falta” de negros, já que a população local é 80% negro e no elenco possui 80% de caucasianos.
Faz tempo, que a Globo voltou a regionalizar suas novelas do horário nobre, e isso é bom, pois evita de ficar na mesmice de sempre ter São Paulo e Rio de Janeiro com pano de fundo.
As opiniões contidas nesta coluna são de responsabilidade do autor e não corresponde, obrigatoriamente, a linha editorial do Noticiando TV.