Considerada como o primeiro programa de TV a ser transmitido em rede no Brasil, o Jornal Nacional completará 50 anos no dia 1 setembro de 2019. A data simbólica vem merecendo grandes planos da direção da Globo, com ações que possam ir além do lançamento de livros e resgate de momentos históricos.
Segundo a colunista Cristina Padiglione, do Zapping, no ano de 2019, o jornalista William Bonner completa 23 anos de bancada, sendo ainda superado por Cid Moreira, que lá ficou por 27 anos.
Vale salientar que, o Jornal Nacional ganhou novo cenário e pacote gráfico.
Em 19 de junho de 2017, após mais de 17 anos no mezanino da redação da Globo no Rio de Janeiro, o telejornal passou a ser apresentado dentro de uma nova newsroom construída especialmente para o telejornal e para o portal de notícias G1, além do posto avançado para a GloboNews, ocupando uma área de 1370 m² na Central Globo de Jornalismo localizado na sede da emissora no Rio de Janeiro.
Dentre as inovações apresentadas, a redação, que antes era separada do mezanino, agora fica em volta do cenário, com um formato circular.
As câmeras e gruas passaram a ser controladas remotamente, dispensando o uso dos operadores junto ao cenário.
A parte circular do cenário passou a apresentar um painel translúcido curvado de 15 metros de largura, onde os apresentadores interagem com os repórteres em entradas ao vivo, além de outro painel retrátil onde aparecem as ilustrações, com altura e largura de 3x16m posicionado sobre a redação.
O Jornal Nacional também passou a contar com 18 ilhas de edição, possibilitando uma edição e produção de várias matérias ao mesmo tempo.
É considerado o principal telejornal do país.