Após viver a misteriosa e vilã Julieta – intitulada como Rainha do Café, em Orgulho e Paixão, Gabriela Duarte terá vida longa na Globo.
Segundo a jornalista Patricia Kogut, do O Globo, a filha de Regina Duarte assina contrato de longo prazo com a emissora carioca.
Gabriela Duarte estreou na televisão em 1989, na minissérie Colônia Cecília. Depois participou de Top Model, sua primeira telenovela. Participou do remake de Irmãos Coragem, em 1995, no qual interpretou um personagem equivalente ao de sua mãe Regina Duarte, na primeira versão.
Um ano depois, participou de dois episódios da série A Vida Como Ela É, baseada na obra de Nelson Rodrigues.
Em 1997, ganhou ampla visibilidade na telenovela Por Amor, onde interpretou Maria Eduarda, personagem que gerou controvérsia e polêmica. Muitos detestavam a personagem, tendo sido inclusive criado um site na internet no espírito “Eu odeio a Eduarda”.
O desempenho da atriz, no entanto, foi bastante sensível e maduro, o que acabou fazendo com que a personagem ganhasse respeito do público em determinada fase da trama.
Na minissérie Chiquinha Gonzaga, em 1999, interpretou a compositora quando jovem e sua mãe, Regina Duarte, representou a mesma personagem na maturidade. Após um breve hiato em sua carreira, constando fez somente participações em telenovelas e séries.