Nesta quarta-feira (15/5), a TV Cultura estreia mais uma versão repaginada de um programa já conhecido pelo público da emissora, o Opinião Nacional. Exibida pela primeira vez em 1993, a produção volta ao ar em uma nova roupagem: agora, sob a apresentação da jornalista Ana Paula Couto e comentários do economista e filósofo Joel Pinheiro da Fonseca, a atração tem como proposta se aprofundar em temas que estão em alta no Brasil.
“O programa tem dois formatos: entrevistas com especialistas e com grandes personalidades do País sobre temas de economia e política que têm impacto na vida da população”, explica Ana Paula. Além disso, a apresentadora reforça a importância dos convidados: “entrevistamos, por exemplo, o embaixador, ex-ministro e um dos maiores diplomatas do Brasil, Rubens Ricupero. Ele falou de meio-ambiente, governo Bolsonaro, rumos da economia, guerra entre Estados Unidos e China, entre outros assuntos relevantes”.
Em seu primeiro episódio, a produção conta com a presença do ex-presidente da república Fernando Henrique Cardoso, que expõe sua opinião sobre temas como Reforma da Previdência, articulação política, Venezuela e futuro do Brasil. Já na quinta-feira (16/5), o Opinião Nacional aborda a disputa entre Militares e Olavistas no governo Bolsonaro a partir da visão dos cientistas políticos Cláudio Couto e Fernando Schüler.
A atração é exibida de quarta a sexta-feira, à 00h, com exceção das quintas-feiras, em que vai ao ar às 23h30, na TV Cultura e no aplicativo Cultura Digital. O programa também fica disponível no canal oficial do jornalismo da emissora no YouTube.