Uma das ferramentas mais importantes para o desenvolvimento dos cidadãos e do país, a educação é tema do quadro “Gestão nota 1000”, que estreia no ‘Como Será?’ deste sábado, dia 27. Profissionais que fizeram a diferença na área dividem suas experiências ao longo de sete episódios. O primeiro conta a história de Amaral Barbosa, que foi diretor de uma escola em Pedra Branca, no interior do Ceará, e melhorou os índices de alfabetização na região. Ele fez da escola uma extensão da casa de cada aluno, com a filosofia de que coordenação pedagógica e família devem trabalhar próximos.
Cinquenta anos após a chegada do homem à Lua, o programa comemora a grande conquista no “Hoje é Dia de Viver no Mundo da Lua”. Em uma aula de Astronomia, alunos desenvolvem projetos de foguetes para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, evento aberto para escolas públicas e privadas de todo o país. O repórter Alexandre Henderson conversa com uma psicóloga, para entender prós e contras de uma criança “viver no mundo da Lua”; e com uma astróloga, que mostra a influência do satélite no comportamento e na personalidade das pessoas.
Diversas palavras da língua portuguesa têm origem no guarani, herança de um idioma que já foi muito falado no país e hoje está restrito a poucas aldeias. O último episódio da série “Brasil em Outras Línguas” apresenta as políticas públicas para a preservação de línguas indígenas no Brasil.
E será que quem tem fé consegue passar por problemas com mais serenidade? No nono episódio de “Expedição Espiritual”, Renato Cunha conversa com líderes religiosos para entender como eles interpretam a fé e acompanha uma tradicional oração coletiva em uma mesquita de São Paulo.
Programa do Jornalismo em parceria com a área de Responsabilidade Social e Fundação Roberto Marinho, o ‘Como Será?’ vai ao ar aos sábados, após o Via Brasil, às 7h15 (exceto nas afiliadas com conteúdo regional). As reprises vão ao ar na GloboNews e no Canal Futura, aos domingos, às 6h5 e às 15h, respectivamente. No Canal Futura, ainda há reprises na segunda (1h), quarta (20h30) e quinta-feira (2h30). Mais informações no site redeglobo.globo.com/como-sera e nas grades de programação locais.