O Governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) elegeu as novelas bíblicas da Record TV como patrimônio cultural na manhã desta sexta-feira, 01/07. O projeto de lei foi sancionado em 2019 pelos deputados estaduais ligados à Igreja Universal do Reino de Deus, Tia Ju, Carlos Macedo, Danniel Librelon, e Rosernverg Reis.
Em seu perfil oficial no Instagram, a servidora pública comemorou a decisão: “Estou muito feliz com a sanção da lei de minha autoria que torna as novelas bíblicas Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. Quando fiz esse projeto de lei, minha intenção foi a de reconhecer como patrimônio imaterial do Rio de Janeiro aquilo que já é um patrimônio da humanidade: os exemplos das histórias bíblicas. Ainda mais naquilo que o Brasil tem de melhor até como produto de exportação que é a teledramaturgia“, escreveu.
“As telenovelas se tornaram um importante instrumento cultural, que agradam e envolvem os telespectadores, permitindo que possam ver nelas retratados muitos momentos que antes se limitavam ao imaginário popular. Além disso manifestam saberes e formas de expressão cênicas, plásticas, musicais e lúdicas de uma imensa parcela da nossa população, recriando a interação com a sua história de vida“, completou a deputada.
A Record TV é a emissora precursora no segmento e já exibiu grandes superproduções bíblicas de sucesso, como Os Dez Mandamentos, O Rico e Lázaro, José do Egito, Gênesis e Reis.