A Tunad, primeira plataforma de moment marketing da América Latina, monitora, desde o início do Big Brother Brasil, os resultados de buscas sobre as marcas patrocinadoras desta edição. Entre 5 e 18 de fevereiro, foram exibidos 30 merchans, desde produtos de higiene pessoal até automóveis. O relatório mantém a tendência de aumento nas buscas em todas as marcas no momento seguinte à veiculação das ações. Contudo, esse incremento pode variar de acordo com o recall de cada marca, o setor e o tipo de bem de consumo ou serviço.
Durante a apresentação da prova da Oral-B, no dia 5 de fevereiro, a marca registrou pico de mais de 300 acessos por minuto, representando aumento de 7.600% na média de pesquisas sobre o produto (eram 10 buscas por minuto antes do merchan). Já a prova do Mercado Livre, em 13 de fevereiro, fez as buscas pela marca alcançarem um pico de 1.483 por minuto, 167% acima da média normal de 550 acessos por minuto antes da exibição. O segundo pico foi 127% maior que a média e o terceiro, 63%.
Ricardo Monteiro, CSO e COO da Tunad, explica que, para avaliar o impacto de cada publicidade no BBB, o estudo utiliza como informação base o interesse pelas marcas antes da inserção publicitária, durante e depois. “Com isso, é possível avaliar individualmente o comportamento de cada inserção, cada empresa e comparar marcas e categorias“, destaca.
Ainda de acordo com o executivo, o monitoramento da variação de interesse é uma ferramenta utilizada para entender como as marcas são impulsionadas. “Os exemplos coletados nos ajudam a ilustrar como o ciclo de interesse funciona. As duas marcas geram resultados, mas em graus e tempos diferentes. Por exemplo, Mercado Livre é uma empresa online conhecida e de forte abrangência, por isso, nesse ambiente, é esperado que não se veja um aumento percentual tão impactante como o de Oral-B, produto FMCG (fast moving consumer goods), muito mais presente na decisão de compras no offline“, analisa. Monteiro esclarece que o mesmo ocorre quando surge uma empresa não tão conhecida, a qual desperta uma curiosidade maior em relação às marcas comuns e mais populares.
Para o CSO e COO da Tunad, o investimento em publicidade na televisão ainda tem muita força mas, para ter seus resultados interpretados da maneira correta, precisam ser analisados em conjunto com métricas de outros meios, especialmente online, pois hoje tudo está conectado. “Nem sempre as buscas virão em peso imediatamente após uma exibição, mas sempre serão mensuráveis, ajudando a entender a melhor combinação de programas e criativos e aumentar a demanda dos produtos“, ressalta.