Antes do Fofocalizando e Casos de Família, confira programas vespertinos que marcaram história no SBT

Leonardo Lima
Por Leonardo Lima
Foto: N1 Entretenimento/Reprodução

Muito antes do Fofocalizando e Casos de Família, o SBT já produziu programas de variedades de grande sucesso e colecionou alguns fracassos na grade vespertina. De fofocas à policial, os executivos da emissora paulista não temiam em investir nessa faixa horária, como vem acontecendo ultimamente.

Então, confira atrações que marcaram as tardes do SBT:

Anos 80 e 90

Show da Tarde (1984)

Numa ascensão meteórica como cantora e apresentadora em território nacional, Mara Maravilha dominou as tardes do SBT, antes mesmo de migrar definitivamente para o público infantil. Nos anos 80, a atração ganhou os holofotes na emissora paulista.

É claro, a audiência era altíssima e se tornou a queridinha de Silvio Santos a partir daí, que investiu no seu passe como comunicadora.

Aqui Agora (1991 – 2008)

 

 

Antes do Cidade Alerta, o SBT criou um telejornal policial quase homônimo exibido pela TV Tupi, o Aqui e Agora. Exibido pela primeira vez em 1991, a atração jornalística contava com dez apresentadores, havia um rodízio entre eles.

Em sua segunda fase, no ano de 2008,  a emissora anunciou oficialmente a volta do programa, com os apresentadores Luiz Bacci, Herberth de Souza, Christina Rocha e Joyce Ribeiro. Sem paciência com a baixa audiência, a alta cúpula decidiu finalizar o Aqui Agora, que era exibido das  18h50 às 19h20, faixa das emissoras afiliadas. Após séries de demissões e insatisfação à parte de Silvio Santos, o policialesco saiu do ar e nunca mais voltou.

Atualmente, Silvio Santos pretende reascender a marca. Já xavecou o passe de José Luiz Datena, Geraldo Luís, Reinaldo Gottino e até de Sikêra Júnior. Até o momento, tudo não passa de especulações, mas o dono do baú sempre teve o desejo em colocar o policialesco para bater de frente com o Cidade Alerta.

Passa ou Repassa (1995)

 

 

Embora tenha passado por vários formatos, de quadro à programa próprio, Passa ou Repassa é um grande sucesso do SBT. No ano de 1995, Angélica é quem comandava a atração vespertina. O formato consistia numa disputa entre estudantes de ensino fundamental contra ensino médio de colégio de estados brasileiros.

Após anos de casa, Angélica troca o SBT pela Globo em abril de 1996. Por conta de sua saída, Celso Portiolli assumiu a atração. Atualmente, Passa ou Repassa é quadro do Domingo Legal, e consegue vencer a emissora carioca com facilidade, conquista o primeiro lugar na Grande São Paulo.

Fantasia (1997 – 2008)

Febre no final entre os adolescentes e adultos dos anos 90, Fantasia conquistou um público massisso, fazendo com que o Aqui Agora deixasse a programação naquela época. Além de games e mulheres sensuais, o programa foi responsável por revelar várias personalidades da mídia brasileira.  Embora o SBT não saiba aproveitar o sucesso de seus programas, Fantasia rodou a grade da emissora e teve trocas incansáveis de apresentadores.

Tentando o prestígio do formato na grade, Fantasia passou a ser exibido antes de Charme, sob apresentação de Helen Ganzarolli, Luiz Bacci e Caco Rodrigues (ex-diretor do Fofocalizando). A baixa audiência e pouca repercussão culminou em seu fim no ano de 2008 e nunca mais voltou. Já foi cogitado seu retorno em 2018, sob a apresentação de Patricia Abravanel, mas virou uma lenda nos corredores da emissora.

Anos 2000

Falando Francamente (2002 – 2004)

Após passagem como repórter do Aqui Agora e Domingo Legal, Sônia Abrão foi prestigiada pelos colegas de trabalho e ganhou o seu Falando Francamente nas tardes do SBT. Com o mesmo formato do A Tarde é Sua, exibido atualmente na RedeTV!, a atração apostava em fofocas de celebridades, pautas jornalísticas e prestação de serviço.

Por conta do sucesso, a atração ganhou mais tempo de duração e exibição aos sábados com a presença da plateia. No dia 11 de setembro de 2004, o Falando Francamente saiu do ar após Sônia Abrão ter assinado contrato com a Record.

Programa Cor-de-Rosa (2004) 

 

Antes da Patrícia Abravanel, Silvio Santos apostou no passe de Silvia Abravanel como apresentadora. O Programa Cor-de-Rosa também contou com a apresentação de Décio Piccinini. Nos mesmo moldes do Fofocalizando exibido atualmente, a atração vespertina apostava em pautas variadas voltada ao mundo das celebridades.

Com audiência ruim e insatisfação de Silvio Santos, Programa Cor-de-Rosa foi tirado da grade às pressas e acabou sendo substituído pelo coringa master, Chaves.

Charme (2004-2008)

 

No auge de sua carreira como apresentadora, Adriane Galisteu comandou com maestria o programa Charme no ano de 2004. A atração vencia com facilidade a Sessão da Tarde, e ostentava o programa de maior audiência das tardes do SBT. O formato tinha jogos via telefone, entrevistas e quadros divertidos.

Inquieto, Silvio Santos promoveu uma série de intervenções e mudou o horário do programa diversas vezes. Irritada, Galisteu teve uma discussão acalorada com o comunicador nos bastidores. Insatisfeita com o Ibope e a falta de liberdade, o programa encerrou seu ciclo e a apresentadora rescindiu o contrato com o SBT.

Olha Você (2008 – 2009)

 

Incomodado com o sucesso do Hoje em Dia na RecordTV, Silvio Santos copiou o formato e criou o Olha Você para a faixa vespertina do SBT. Comandado por Ellen Jabour, Roberta Peporine, Izabella Camargo, Eloy Nunes, Guilherme Arruda, a atração era voltado ao jornalismo, com notícias, variedades, previsão do tempo, culinária, entrevistas e prestação de serviço.

Após saída da programação, o Olha Você reestreou em 2009 com novidades. Embora tenha retornado com novos quadros, a audiência era baixa. Além disso, os apresentadores se desentendiam, o clima era tenso e Silvio Santos intervia por conta do péssimo desempenho.

Olha Você deixou de ser ao vivo, assumiu a grade matutina, mas não foi o suficiente e deixou a programação do SBT.

 

Categorias

Tags

Compartilhe este artigo