Mania de Você estreou cercado de expectativas dos telespectadores e também em meio à uma edição completamente confusa imposta por Amauri Soares. Segundo informações da jornalista Carla Bittencourt, Portal Leo Dias, o mandachuva da emissora carioca interferiu na exibição em cenas quentes e pesadas temendo o espanto do público mais conservador. Na estreia da novela de João Emanuel Carneiro com direção de Carlos Araújo exibido na última segunda-feira, 09/09, a morte do Alberto (Fábio Assunção) foi totalmente mutilada, assim como a tentativa de estupro que Viola (Gabz) sofreria na comunidade.
Nos próximos capítulos, a cena onde Mércia (Adriana Esteves) é alvo de uma tentativa de homicídio orquestrado por Molina (Rodrigo Lombardi) foi descartada por ordem dele e o resumo foi alterado pela assessoria de comunicação de última hora. Embora tenha acumulado resultados amargos, a direção artística e a direção de planejamento trocaram farpas após uma reunião de emergência. A primeira diretoria reclamou do espichamento do remake de Renascer para 197 capítulos por não apresentar história suficiente que justifique essa enorme demanda numérica.
Já os profissionais do departamento de programação culpabiliza a artística pela demora da aprovação de uma sinopse com a antecessora ainda no ar naquele momento. Vale lembrar que Mania de Você enfrentará os primeiros turnos das eleições municipais, festividades de fim de ano, verão e o carnaval. Internamente, há apostas que o criador de Avenida Brasil (2012) e Todas as Flores (2022-23) consiga reverter essa crise de audiência, do mesmo modo que aconteceu com as demais obras suas que passaram pelo mesmo sufoco nas primeiras semanas.
Incômodo do público
As tentativas forçada do Amauri Soares em agradar os conservadores têm irritado o público e incomodado os funcionários nos meses de sua gestão. Num evento corporativo realizado no ano passado, o executivo acredita no crescimento dos evangélicos dentro de alguns anos e busca alternativas para reconquista-los por meio de filmes gospel exibidos na Sessão da Tarde e através da novela Vai na Fé, exibida no ano passado. A trama escrita por Rosane Svartman com direção de Paulo Silvestrini também sofreu com corte em cena de beijo entre Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Steinman).
Para piorar a situação, o próprio chegou a restringir a reexibição de novelas espíritas no mesmo intuito de reaproximar da galera que bombardeia o canal em todas manifestações públicas e nas redes sociais. Inclusive, uma série na temática religiosa que ia ao ar no dia 22 de novembro de 2023 foi cancelada e não puseram nada para substituir a aposta dele. Internamente, os autores têm demonstrado insatisfação ao ponto de questionarem a permanência na empresa.
Conheça Amauri Soares
Amauri Soares formou-se em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 1987 e iniciou sua carreira nesse mesmo ano como estagiário na TV TEM, em Bauru. Ele atuou como repórter, editor, apresentador e editor-chefe de muitos programas da emissora. Permaneceu em Bauru até 1989, quando assumiu o cargo de editor executivo do Bom Dia São Paulo. O jornalista deixou a Globo em abril de 1991 e mudou-se para o SBT, onde permaneceu por seis meses.
Em 2001 tornou-se diretor de jornalismo em São Paulo, e depois diretor executivo da Central Globo de Jornalismo. No ano seguinte, assumiu a direção da TV Globo Internacional, com sede em Nova York. Em 2007, retornou ao Brasil como Diretor de Programas e Eventos Especiais e Coordenador da Globo Rio. Em 2013, tornou-se diretor da Central Globo de Programação. Em 2020, após a reestruturação das empresas do Grupo Globo, tornou-se diretor do Canal TV Globo.
foi casado por 16 anos com a também jornalista Patrícia Poeta. O casal anunciou a separação em 2017. Eles tem um filho, Felipe Poeta.