A novela O Sétimo Guardião teve uma trajetória problemática, e com o tempo, a situação foi se agravando. O folhetim inicialmente foi assinado pelos alunos da MasterClass de Aguinaldo Silva, entretanto, o autor se apoderou da sinopse. Foi a partir daí que iniciou um forte conflito.
Os ex-alunos e a emissora pediram para Aguinaldo Silva escrever uma outra novela, sendo que o autor entregou a sinopse de Enquanto o Lobo não Vem. Após dois adiamentos, O Sétimo Guardião entrou em fase de produção, embora possuia pendências judiciais.
O que chamou a atenção, foi que Aguinaldo Silva alterou a história escrita pelos seus ex-alunos, e impôs, seus elementos peculiares na sinopse. Muita coisa estava prevista para acontecer e simplesmente foi descartado.
Segundo informações obtidas com exclusividade pelo site N1 Entretenimento, para salvar a novela do fracasso, Aguinaldo Silva recorreu a sinopse original, e declarou recentemente, que entrará em cena, um serial killer.
Muitos núcleos escritos e desenvolvidos, vieram da imaginação dele. A única coisa criada por sua brilhante mente, foi a cidade de Serro Azul – citada em tramas anteriores.
Confira as mudanças que Aguinaldo Silva fez em O Sétimo Guardião.
Gato León: O gato carismático de Serro Azul, não era um humano, apenas uma animal que tinha poderes sobrenaturais. Entrentanto, o autor promoveu modificações no personagem.
Luz: A protagonista interpretada por Marina Ruy Barbosa, não tinha ligação de pai e filha do León. A Luz era uma mocinha que tinha ligações com a lua e o universo. Era uma vidente que previa coisas que iriam acontecer em Serro Azul.
Cabaré da Odina: Outra coisa que consta na sinopse original, era o Cabaré da Ondina. O estabelecimento iria ser marcado com a chegada de uma novata. A garota que iria fazer o Cabaré pegar fogo, iria movimentar muito e fazer loucuras dos homens. Oficialmente descartado por Aguinaldo Silva.
Chegada da Internet em Serro Azul: O que consta na sinopse original, é que Serro Azul iria continuar do início ao fim, como uma cidade pacata e que iria receber muitos visitantes, depois do descobrimento da tal fonte. Mais uma modificação imposta.
Comercialização da Água da fonte milagrosa: A fonte na verdade, era para ser um segredo durante o decorrer da trama, porém, foi banalizado. A fonte tem o poder agora, de ressucitar os personagens que morrem na trama. Tudo invenção do autor.
Audiência
Embora raramente atinja a meta estabelecida na faixa das 21h, O Sétimo Guardião segue com uma audiência mediana na Grande São Paulo. Sua média geral é de 28.11 pontos, dois pontos abaixo da meta.
No Rio de Janeiro, a trama gira em torno de 29 e 30 pontos.
Mudanças
Com as mudanças em pauta, Aguinaldo Silva deve esperar muito que O Sétimo Guardião alavanque na audiência. Após duas décadas, o autor retornou com o realismo mágico em suas tramas.
O gênero não era abordado desde Porto dos Milagres (2001). Ironicamente, a trama citada agora, está sendo reprisada no Canal Viva, canal de televisão por assinatura brasileiro, que faz parte do Grupo Globo e programada pela Globosat.
As opiniões contidas nesta coluna são de responsabilidade do autor e não corresponde, obrigatoriamente, a linha editorial do N1 Entretenimento.