‘Betinho: No Fio da Navalha‘ foi a única produção brasileira selecionada para competição do CANNESERIES, festival dedicado a séries que celebra as melhores obras televisivas do mundo e acontece entre os dias 05 e 10 de abril em Cannes, na França. A série Original Globoplay foi selecionada na ‘Long Form Competition’ disputando os prêmios de Melhor Série, Melhor Performance, Performance Especial, Melhor Música, Melhor Roteiro e High School Award com produções de países como China, Espanha, Suécia e Alemanha. Os vencedores serão anunciados na Cerimônia de Encerramento do Festival, no dia 10 de abril.
“Quando eu soube que o “Betinho” tinha sido selecionado para o CANNESERIES eu vivi um misto de sentimentos de tudo que vivi militando na área social nos últimos 30 anos, com o momento que estou vivendo hoje como showrunner. Estou em êxtase”, comemora José Junior, criador da série. “Ficamos muito felizes com a seleção de ‘Betinho: No Fio da Navalha’ para o CANNESERIES porque é um reconhecimento internacional de uma história muito brasileira, que fala da memória do nosso país através da vida de um personagem corajoso e inspirador. Levamos Betinho para o Berlinale e agora essa oportunidade em Cannes reforça o apelo universal da série”, completa Alex Medeiros, Head de dramaturgia & documentários dos Originais Globoplay, que também assina a redação final da série.
Produzida pela AfroReggae Audiovisual, em parceria com a Formata Produções e Conteúdo e o Globoplay, a série narra em oito episódios a luta do sociólogo Herbert de Souza (1935-1997) por grandes causas sociais. Em seu caminho, o ativista enfrentou a AIDS, a ditadura militar, a hemofilia e tantos outros obstáculos pessoais, mas escolheu a fome da população como seu principal inimigo.
‘Betinho: No Fio da Navalha’ tem direção geral de Lipe Binder e conta com nomes como Julio Andrade (‘Sob Pressão’), que também integra o time de direção, Humberto Carrão (‘Todas as Flores’), Leandra Leal (‘Justiça’), Andréia Horta (‘Um Lugar ao Sol’), Ravel Andrade (‘Aruanas’), Walderez de Barros (‘Éramos Seis’), Michel Gomes e Sirlea Aleixo.