Natural do Rio de Janeiro e conhecido pelos grandes trabalhos na televisão brasileira, Ricardo Linhares iniciou a carreira como autor do humorístico, Viva o Gordo (1983) e o programa policial, Caso Verdade (1982). Devido ao prestígio dentro da TV Globo, Aguinaldo Silva o convida para colaborar O Outro (1987) e posteriormente, assumiu a titularidade de Tieta (1989-90) ao lado do colega que também convocou Ana Maria Moretzsohn.
Com ela, o autor escreveu o remake da novela de Gilberto Braga, Dona Xepa (1977) e Lua Cheia de Amor (1990-91). Com Aguinaldo Silva escreveu sucessos como: Pedra sobre Pedra (1992), Fera Ferida (1993) e A Indomada (1997). Em 1998, fez sua primeira novela solo Meu Bem Querer e em 2001 mais um sucesso com Aguinaldo Silva: Porto dos Milagres. Em 2003, fez sua segunda novela solo Agora É que São Elas, a trama tinha a difícil missão de recuperar a audiência do horário e foi conquistando seu espaço do meio até ao fim.
Em 2005, o autor apresentou à TV Globo uma sinopse de um remake de Fogo sobre Terra para 2006, às 18h, mas o projeto foi adiado para que o autor co-escrevesse Paraíso Tropical. Em 2007 escreveu a novela protagonizada por Alessandra Negrini e Camila Pitanga junto a Gilberto Braga, com quem já trabalhou em outras obras. Numa onda de remakes na faixa das 23h, assinou a adaptação de Saramandaia (2013), Seu último trabalho como novelista foi em Babilônia (2015) e dividiu a titularidade com seu colega de longa data e João Ximenes Braga.
Sem muitos projetos à vista, Ricardo Linhares foi chamado para supervisionar Deus Salve Rei (2018) e o seu empenho teve um enorme saldo positivo. No ano seguinte, supervisiona Amor de Mãe novela de Manuela Dias que conta a história de três mães de classes diferentes e que exercem a maternidade em plenitude. Recentemente esteve no mesmo posto em Fuzuê (2023-24) e apresentou a sinopse de O Grande Golpe junto com Maria Helena Nascimento, porém, foi engavetado pela alta cúpula da emissora carioca.
Quer saber um pouco mais da carreira desse grande novelista? Acompanhem o’ Papo N1′. O programa conta com a direção geral de Guilherme Zuca e direção executiva de Leonardo Lima. Exibido todas as segundas, às 21h30. Os recortes estarão disponíveis nas principais redes sociais: Facebook, X (Twitter), Instagram, TikTok, Kwai e Threads.