A programação de filmes da TV Aparecida para o mês de maio terá início na próxima sexta-feira (3/5), às 21h15, com uma exibição dupla de documentários que contam histórias de personagens do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira. A sessão começa com o filme “Caminhos da Mantiqueira” e, logo em seguida, terá a exibição de “Quim Costa: O Construtor de Carros de Boi“.
Os filmes do mês serão exibidos na Tela de Sexta, às sextas-feiras, e no Cine Família, nas tardes de domingo. Alguns títulos de destaque são “Sinais do Coração”, “Fátima”, “Antes da Chuva” e “Um Grito de Liberdade”.
No domingo, dia 12/5, a exibição do Cine Família vai marcar o novo horário da sessão de cinema, que mudará para 16h. Neste dia, o filme exibido será “Cheia de Graça”.
Todos os filmes que serão exibidos na TV Aparecida possuem os recursos de audiodescrição e closed caption. Confira as sinopses abaixo:
Sexta-feira, 3/5, início às 21h15
“Caminhos da Mantiqueira”
O filme percorre estradas, histórias e vidas em busca da identidade própria e única da Serra da Mantiqueira. O documentário apresenta com sensibilidade um pedaço relativamente desconhecido de muitos brasileiros, apesar de sua extrema importância para o país. Embora a região seja cortada pelas fronteiras políticas entre três estados da federação (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro), a Mantiqueira apresenta características próprias, naturais e históricas.
Origem: Brasil/2011
Direção: Galileu Garcia Jr.
Classificação: Livre
“Quim Costa: o Construtor de Carros de Boi”
Falecido em 2014, Joaquim Pereira da Costa, mais conhecido como Quim Costa, nasceu em São Bento do Sapucaí, São Paulo, em 1930. Figura terna e cativante, passou a vida em sua oficina onde construiu quase 300 carros de bois de uma forma totalmente artesanal, sem nenhuma ferramenta elétrica e que foram vendidos e enviados para diversas regiões do Brasil. Origem: Brasil/2022
Direção: Galileu Garcia Junior
Classificação: Livre
Domingo, 5/5, às 15h
“Sinais do Coração”
Em 1952, Rose Miller retorna à sua cidade natal, Beresford, Dakota do Sul, para cuidar de sua mãe doente. Para satisfazer um desejo de sua mãe (ir ao cinema), ela resolve fazer um filme. Uma vez nesta empreitada, ela se apaixona por um surdo e deve decidir se tem coragem de seguir seu coração. A trama traz as mudanças nos papéis das mulheres na América dos anos 1950 e nas maneiras pelas quais as pessoas que têm grandes diferenças podem aprender a se comunicar umas com as outras. Com Troy Kotsur (ator conhecido pelo filme “CODA”, pelo qual venceu vários prêmios, incluindo o Bafta, Critics Choice Awards, Independent Spirit Awards, Screen Actors Guild e o Oscar em 2022, todos na categoria de Melhor Ator Coadjuvante).
Origem: EUA/2016
Direção: Deborah LaVine
Elenco: Tara Samuel, Troy Kotsur e Suanne Spoke
Classificação: A10
Sexta-feira, 10/5, às 21h15
“Fátima”
Fátima é uma remota aldeia portuguesa. No dia 13 de maio de 1917, três crianças, três pastores, viram no céu uma bela “Senhora” que os convidou a rezar e a voltar ao mesmo lugar todos os 13 dias dos seis meses seguintes. Considerados mentirosos e visionários por todos, até pelos próprios pais, os filhos sofrem intimidações e ameaças, mas a fé na “Senhora” acaba prevalecendo. Esta história também traz como pano de fundo a história de amor entre uma cantora de fados e um jovem de família rica.
Origem: Itália/1197
Direção: Fabrizio Costa
Elenco: Joaquim de Almeida, Catarina Furtado, Diogo Infante, Vanessa Antunes
Classificação: 12 anos
Domingo, 12/5, às 16h
“Cheia de Graça”
Dez anos após a morte de Jesus, Pedro busca a ajuda de Maria para pregar a palavra do filho de Deus. Disposta a espalhar a mensagem do filho, ela orienta e conforta Pedro durante a jornada.
Origem: EUA/2019
Direção: Andrew Hyatt
Elenco: Bahia Haifi, Noam Jenkins, Kelsey Asbille
Classificação: 10 anos
Sexta-feira, 17/5, às 21h15
“Antes da Chuva”
Maria e Esther estão em meio a pesadas perdas. Maria é uma migrante salvadorenha que perde o emprego injustamente após adoecer e também está terminando um relacionamento doloroso. Esther, uma idosa com Alzheimer, está perdendo a memória e, com ela, suas lembranças mais importantes. Em meio a isso, elas constroem uma amizade especial e profundos questionamentos sobre o esquecimento, que resultam em uma reconstrução completa de Maria, além de proporcionar o bem-estar necessário a Esther e sua filha, Soledad, em seus momentos mais delicados.
Origem: Mexico/2022
Direção: Brenda Vanegas
Elenco: Isabel Dada, Patricia Rodriguez, Imma López, Dinora Alfaro
Classificação: AL
Domingo, 19/5, às 16h
“Hora de Recomeçar”
Faith, de 18 anos, é uma jovem problemática que se muda da cidade para um rancho de cavalos no interior para ajudar sua mãe doente terminal. Um peixe fora d’água, ela logo adota seu novo estilo de vida e aprende a importância da família, do trabalho árduo e da ajuda aos outros.
Origem: EUA/2018
Direção: Teddy Smith
Elenco: Brighton Sharbino, Lou Diamond Phillips, Jason London, Candice Michele Barley
Classificação: 10 anos
Sexta-feira, 24/5, às 21h15
“Maria, Filha de Seu Filho”
O drama discorre sobre a vida de Jesus e resgata o papel fundamental de Maria na obra de seu Filho. “Maria, Filha de Seu Filho” enfoca a vida da Virgem, começando com o seu nascimento, infância, até o casamento com José, compromisso assumido no respeito mútuo, ternura, amor e cumplicidade.
Origem: Itália/2000
Direção: Fabrizio Costa
Elenco: Ángela Molina, Nancho Novo, Nicholas Rogers, Yael Abecassis, Alessio Boni
Classificação: Livre
Domingo, 26/5, às 16h
“Aparecida, o Milagre”
Devoto de Nossa Senhora Aparecida, o menino Marcos tem uma infância humilde e feliz ao lado dos pais. Contudo, a morte do pai em um acidente na Basílica, que tanto cultuava, provoca uma dupla perda: a do familiar e a da fé. Trinta e cinco anos mais tarde, Marcos é muito ligado a conquistas materiais. Ele é um pai distante e não aceita as escolhas do filho. Após um sério acidente com o jovem, Marcos relembra a fé de seu pai. Sua mãe, Julia, revela a misteriosa graça que norteou a vida de toda a família.
Origem: Brasil/2010
Direção: Tizuka Yamasaki
Elenco: Murilo Rosa, Leona Cavalli, Maria Fernanda Cândido, Bete Mendes
Classificação: Livre
Sexta-feira, 31/5, às 21h15
“Um Grito de Liberdade”
Em sua jornada para a faculdade, a jovem Nazli se afasta da vila em que cresceu. Todavia, anos depois, ela quer voltar para casa, de volta para sua mãe. Será possível que Nazli recupere tudo o que perdeu?
Origem: Brasil/2019
Direção: Mustafa Kotan
Elenco: Sumru Yavrucuk, Özge Gürel, Sercan Badur
Classificação: 14 anos