A live action de A Pequena Sereia se tornou alvo de críticas negativas e comentários racistas por escalarem uma atriz negra ao papel principal que deveria ser destinado por uma branca, ruiva e de olhos azuis. Segundo os argumentos do público reclamante entre 25 à 30 anos, Halle Bailey não possui nenhum traço da Ariel e não encaixa aos padrões exigidos, o que causaria um estrago por mexer na história e foge totalmente da proposta inicial.
Em produção desde o início de 2021, a Disney lançou o primeiro trailer na tarde desta sexta-feira, 09/09, e foram totalizados 269,531 deslikes contra 87.278 likes. O vídeo por si só acumula quatro milhões visualizações. No Twitter, a obra baseado na animação de 1989 dividiu opiniões e se tornou o assunto mais comentado do dia todo.
A Pequena Sereia estreia no dia 26 de maio de 2023 nos cinemas de todo o mundo.
Confira:
Trailer oficial de “A Pequena Sereia” está sendo bombardeado de dislikes no YouTube.
O motivo? Simples. A Ariel ser interpretada por uma atriz negra. pic.twitter.com/RpSw1GAVc1
— POPTime (@siteptbr) September 10, 2022
https://twitter.com/chuurascada/status/1568702816746901506
A questão não é o racismo, e sim trocar as características anteriores de uma personagem branca/ruiva para por uma negra.
A sensação seria a mesma se pegasse o Pantera negra e substituísse por um ator branco, por exemplo. Não faz sentido mudar.
O objetivo em mudar é justamente incluir socialmente. E se pensarmos “ah, mas pq não cria outra princesa ou pq não fazem o live action de Moana com a atriz?”. Porque se não for dessa forma não há o choque com o racismo estrutural que vivemos e consequentemente não há o implante necessário da ideia que o negro/a pode ocupar qualquer lugar. E também não há a devida representatividade para com as crianças não brancas.
Eu sou muito fã da disney, assisto desde criança. A disney tem o poder de atingir um público gigantesco, mas o que muita gente não entende, é que, alterar um personagem dessa forma, para quem acompanha a muito tempo, não faz sentido. Não é pela atriz ser negra, é porque não condiz com o desenho. A Mulan por exemplo, o live action buscou próximidade a história original. A bela e a fera, mesma coisa. Quando esperamos um Live action, esperamos que seja o mais próximo possivel do desenho original. Assim como se lançar um de A princesa e o Sapo, iremos querer fidelidade ao desenho. Devemos criar novas histórias que tragam representatividade para todas as crianças, não importa a etnia, todas devem viver um conto de fadas.
Falou tudo o que eu penso