O Vasco da Gama fez o jogo contra Atlético Goianiense virar “baile” no Estádio Antônio Accioly na noite desta quarta-feira, 17/07. No primeiro tempo, o dono da casa dificultou para a equipe carioca que reagiu na primeira falha deles. Aos 21 minutos, Pablo Vegetti perdeu a oportunidade de abrir o placar na cobrança de pênalti defendido pelo goleiro Ronaldo. Criticado pela torcida, Bruno Praxedes balançou a rede, mas o gol foi anulado devido ao impedimento provocado pelo capitão do time. Aos 27 minutos, o dragão de Goiânia levou perigo com o cabeceio do Rhaldney que parou na trave após Léo Jardim espalmar.
No segundo tempo e com muitas insistências do Gigante da Colina, David bateu fora de área e emplacou o gol da vitória que agitou os torcedores presente e movimentou as mídias sociais. O time visitante dominou boa parte da jogada e buscou aumentar o resultado. Já o Atlético Goianiense tentou reagir sem nenhum sucesso e sentiu o peso de mais uma derrota em casa. Com esse resultado, o clube mandante e o vice-lanterna do Z4, zona do rebaixamento com 11 pontos, 18ª colocação. Embalado pela boa fase, o Vasco da Gama se encontra na 9ª colocação, primeira parte da tabela com 23 pontos, à sete pontos do G4.
Arrancada na tabela
Sob o comando do técnico interino, Rafael Paiva, o Vasco da Gama conquistou 16 pontos dos 17 jogos do Brasileirão e encolheu a chance de cair para a segunda divisão: De 11% derrapou para 5%. Os desempenhos positivos surgiram após uma goelada no São Paulo pela 11ª rodada. Foram quatro gols bombeados na equipe paulista em São Januário no dia 22/06. Com uma derrota contra o Bahia (2X0), fora de casa e um empate com o Botafogo (1X1) no próprio estádio, o time cruzmaltino venceu o Fortaleza (2X0), o Internacional (2X1), cessou um jejum de 14 anos em cima do Corinthians (2X0).
Com a quarta vitória sacramentada, o Gigante da Colina têm a melhor sequência em 12 anos e procuram se estabilizar na parte de cima da tabela. Além disso, há uma enorme expectativa da instituição se classificar na Pré-Libertadores com a chegada dos reforços Philippe Coutinho, Josef de Souza, Alex Teixeira e Emerson Rodriguez. Este mencionados no trecho anterior podem entrar no campo contra o Atlético Mineiro na Arena MRV neste domingo, 21/07.
Em caso de vitória, o Vasco assume a oitava posição de forma isolada com 26 pontos e diminui a diferença com o Fortaleza (29 pontos) e Cruzeiro (29 pontos). Outro ponto importante para destacar é o aproveitamento do técnico ser superior do seus antecessores, segundo dados do Sofascore: Rafael Paiva (76.2%), Álvaro Pacheco (8.3%), Ramón Diaz (52.7%), William Batista – interino (66.6%) e Maurício Barbieri (41%).