Rafael Cardoso voltou a ser o centro da polêmica após destruir o carro e invadir a casa de Sônia Bridi e ainda desferiu ameaças contra sua integridade. Segundo informações do jornalista Gabriel Perline, Contigo, a jornalista da TV Globo, no dia 24 de agosto de 2023, pediu uma medida protetiva contra o ator alegando violência doméstica, moral, psicológica e patrimonial. Mesmo com a ausência da riqueza de detalhes, o fato ocorrido no dia 18 daquele mês foi narrado pela requerente do caso:
“A princípio, é importante salientar que a ora Requerente [Sônia Bridi] vem iniciar o presente procedimento cautelar de urgência somente para sua proteção familiar, após sofrer violência doméstica, por uma questão de gênero e por causa do comportamento do Sr. Rafael Cardoso, seu genro”, diz o pedido de urgência feito pela jornalista.
Para acelerar a documentação, os advogados da jornalista colocou a situação como emergencial e afirmaram que o acusado faz uso de produtos ilícitos: “O Requerido [Rafael Cardoso] faz uso de álcool/drogas ilícitas”, diz o processo. Por fim, a defesa dela o enquadrou na Lei Maria da Penha: “Pelo exposto, independentemente de audiência das partes e de manifestação do Ministério Público, de forma a afastar a potencial desconcretização de seus direitos fundamentais, especialmente: a) vida; b) saúde física; c) saúde mental, a autora requer a aplicação dos artigos 19 a 25 da Lei Maria da Penha, com a concessão das seguintes medidas protetivas de urgência”, finaliza o pedido.