Claudia Leitte se tornou o assunto mais comentado em rede social e relembram polêmica na manhã desta terça-feira, 17/12. A cantora de axé alterou os refrãos de suas músicas onde os orixás, figuras simbólicas das religiões de matriz africana, estavam presentes. No lugar deles, o nome Yeshua, Jesus em hebraico, aparece com bastante frequência, o que irritou uma galera que não é fã dela, mas levantaram uma série de questionamentos. Além deles, o secretário Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho veio a público e disparou duras críticas a “negalora”:
“Quando um artista se diz parte desse movimento, saúda o povo negro e sua cultura, reverencia sua repercussão e musicalidade, faz sucesso e ganha muito dinheiro com isso, mas, de repente, escolhe reescrever a história e retirar o nome de Orixás das músicas, não se engane: o nome disso é racismo”, escreveu.
Embora a fala dele tenha repercutido positivamente numa bolha específica, Ivete Sangalo curtiu a publicação, o que deixou os internautas ainda mais alvoroçados. Monossilábica, a artista comentou: Sim!. Vale lembrar que Claúdia Leitte acumula polêmicas. Em 2008, a cantora foi homofóbica ao declarar que adora os gays, mas prefere que seu filho seja macho. Já num passado não tão distante, 2022, a loira compartilhou nos stories, uma foto em que ela mostra um abajur de arma sobre uma Bíblia. Entre os perfis, a própria foi apontada como eleitora de Jair Bolsonaro (PL), que estava em campanha de reeleição à Presidência da República.
Confira:
Fotos: @pedrotourinho/Instagram