O crescimento orgânico do Paulistão e Cariocão nas concorrentes passou a incomodar a TV Globo que vê suas atrações vice liderando em algumas praças do país, além da preferência do público. Para acabar com a farra da Record e da Band que festejam com os resultados apresentados durante toda exibição, a emissora carioca ensaia aproximação da Federação Paulista de Futebol (FPF) e da Federação Esportiva do Rio de Janeiro (FERJ) pela aquisição dos campeonatos. Segundo informações apuradas e obtidas com exclusividade pelo N1 Entretenimento, a alta cúpula admite o desgaste do The Masked Singer e analisam o formato como fraco para bater de frente com os canais mencionados no trecho acima.
Embora tenham aberto mão das transmissões destes produtos futebolísticos por conta do encarecimento contratual e alto custo de produção, há uma ala que defende a retomada por questões comerciais. Querendo ou não, os campeonatos tiveram um ótimo rendimento financeiro e os cartolas observam a líder de audiência como uma excelente vitrine da TV aberta. Correndo por fora, o SBT também se interessa no Campeonato Carioca, inclusive, exibiu os jogos do Vasco da Gama como mandante e conquistaram a liderança isolada na Grande Rio de Janeiro.
Satisfeitos com a performance e o engajamento nas redes sociais, a filial administrada por Sara Benvinda espera uma movimentação da cabeça de rede para assumirem as negociações. Vale lembrar que a sportv e a Premiere são detentoras dos direitos de transmissão de alguns jogos do Carioca na TV paga, assim como o BandSports. Já o Paulista, os demais jogos são prioridades no PlayPlus, Grupo Record e no Youtube. Procuramos a TV Globo e não obtivemos respostas até o momento.
Flamengo venceu a quebra de braços contra a TV Globo
Em 2019, o Flamengo iniciou uma guerra fria com a TV Globo por não se conformarem com os valores repassados. Os dirigentes esperavam um aumento devido ao ano glorioso da equipe naquele ano, porém, a emissora carioca não cedeu a pedida e romperam com a FERJ em meio aos ruídos na comunicação. Se aproveitando da situação e garantidos com a lei do mandante aprovada no Governo Bolsonaro (2019-2022), o SBT exibiu os últimos jogos que derrotou a sua concorrente com ampla vantagem.
Embora tenha oferecido uma excelente proposta, o canal de Silvio Santos perdeu os direitos de transmissões para a Record em 2021. Durante a estadia na programação do primeiro semestre da emissora do bispo Edir Macedo, tanto os times, quanto os telespectadores reclamavam do desleixos na transmissão agenciada pela Brax Sports Assets, contando com algumas falhas que ficaram expostas no ao vivo. Outro ponto de incômodo foi a falta de pagamento para os clubes que carregam o campeonato nas costas.
Em processo de reestruturação, a FERJ deixou a Record para acertarem um acordo duradouro com a Band Rio que busca se aproximar do público carioca. Mesmo apresentando um formato sucateado pela federação desportiva, o canal teve uma reação positiva e alcançaram patamares bem acima do teto de audiência. O vínculo encerra em 2025 com direito à renovação de ambas as partes.