Duramente criticado pelo público e críticos especializados devido à exploração ao conteúdo mórbido e pesados na faixa vespertina, o Cidade Alerta entrou na mira da alta cúpula e exigem uma mudança gradativa em seu formato. Segundo informações apuradas e obtidas com exclusividade pelo N1 Entretenimento, os executivos querem reverter o quadro do policialesco e implementar uma linha editoral similar ao Balanço Geral, apostando assim em prestação de serviços e em pautas mais leves.
Em busca de anunciantes, a atração capitaneada por Luiz Bacci possui uma marca nacional e outra local que vendem seus produtos: A SKY e a SP Implantes. Além disso, a emissora paulista têm emparedado atrações deficitárias que não obtêm um retorno financeiro esperado para cobrir os custos de produção.
Embora exista uma grande concorrência do mesmo gênero, o Cidade Alerta é o policialesco de maior audiência da TV Aberta e se mantém na vice-liderança isolada, segundo dados consolidados do Kantar Ibope. Até o momento, a Record TV não se pronunciou sobre o assunto.