Desde quando Dinei se tornou o primeiro participante exilado, a dinâmica do jogo teve diversas intervenções vindas da caverna. Nesta segunda-feira, 09/08, os exilados Dinei, Mirella e Lucas irão influenciar na escolha da formação das equipes.
Como ficarão as equipes? As escolhas vindas do exílio prometem mexer com os ânimos e com as estratégias dos exploradores.
SOBRE A DINÂMICA DO PROGRAMA
É com a Prova em Equipe que os exploradores vão conquistando os pedaços do mapa do tesouro. Antes da prova iniciar, todos eles se reúnem e formam as duas equipes (Esmeralda e Rubi), através de dinâmicas diferentes a cada semana. Depois de formar as equipes, eles disputam a prova.
As provas misturam aventura, inteligência, capacidade física e trabalho em equipe. O comandante da equipe vencedora escolhe quem fica com os pedaços do “Mapa do Tesouro”, que são de dois a quatro pedaços por prova. A vitória na prova, além dos pedaços do mapa, dá para a equipe vencedora um bônus para eles relaxarem e curtirem a praia, enquanto a equipe adversária fica na Vila.
Os competidores também vão poder desfrutar de uma festa semanal. Seja qual for o resultado da prova, todos vão curtir a festa daquele ciclo.
Após a prova em equipe, chega a hora da votação para saber quem vai encarar o “Desafio de Sobrevivência”. Primeiro, o Comandante vencedor do ciclo indica um explorador pra ir direto ao “Desafio de Sobrevivência”. Depois todos votam. Os exploradores da equipe vencedora podem votar em qualquer um, já os da equipe perdedora só podem votar entre si. O mais votado é o segundo indicado ao desafio de sobrevivência do ciclo.
Em caso de empate, cabe ao comandante da equipe vencedora decidir o resultado.
O “Desafio de Sobrevivência” vale a permanência no jogo. Quem vencer, segue na disputa. Mas, quem perder, sai da Arena direto pro Exílio, a bordo do barco do Guardião. Antes de partir, o perdedor indica para quem deixará seus pedaços do mapa, mas o vencedor faz o que quiser com eles.
No último ciclo, uma prova especial vai decidir quem serão os finalistas da temporada. Após isso, eles poderão escolher mais dois ajudantes para levar junto à caça ao tesouro.
Antes de partir pra ilha, os finalistas juntam todos os pedaços do mapa que acumularam durante a temporada e montam, pela primeira vez, o grande mapa do tesouro. Esse mapa indica onde estão escondidos os 35 baús contendo pedras preciosas.
Cada pedaço do mapa acumulado pelo finalista dará direito a um desses baús e essa escolha será feita no momento da montagem do mapa.
No dia seguinte, os finalistas e seus ajudantes partem para a ilha do tesouro. Lá, eles devem acumular o máximo de baús possíveis para depois, ao vivo, descobrirem quanto vale o tesouro acumulado.
Quem fizer mais pontos será o campeão! A abertura e contagem do tesouro vai ficar para o episódio final. O resultado será anunciado ao vivo por Sabrina Sato. Com a contagem feita, será revelado o grande campeão da temporada. O dono do tesouro da temporada levará o prêmio de R$ 500 mil e o explorador preferido do público também será recompensado e ganhará o valor de R$ 250 mil.
Durante a transmissão da grande final, uma votação acontecerá no portal R7 para definir o explorador favorito do público. Em paralelo, outra votação no mesmo portal vai decidir quanto vale cada uma das três cores diferentes de pedras preciosas que os “exploradores” vão encontrar dentro dos baús. No palco, os finalistas vão ver juntos a contagem de cada tesouro, feita no dia da gravação do penúltimo programa.