Após reativar o núcleo da teledramaturgia com o sucesso de A Escrava Isaura, o autor Tiago Santiago apresentou uma história inovadora para a direção da Record TV. Caminhos do Coração trouxe a temática ficção científica, algo raramente vista na TV Brasileira.
Com um texto infantil e fora do convencional, a história da artista circense Maria (Bianca Rinaldi) chegou a incomodar por diversas vezes a TV Globo. A sua vitória registrada contra a emissora carioca aconteceu no dia 6 de fevereiro de 2008, numa quarta-feira, quando consolidou 22 pontos contra 20 da partida de futebol exibida na concorrente, liderança absoluta do início ao fim da transmissão.
Estrategicamente, os capítulos mais bombásticos da reta final de Caminhos do Coração incomodou a recém estreada, A Favorita, escrita por João Emanuel Carneiro. Com toda repercussão, investimento alto em tecnologia de ponta e audiência flutuante, a Record TV deu continuidade no segmento com Os Mutantes e Promessas de Amor. Recentemente no ano de 2019, a trama ganhou uma reprise, mas se manteve na terceira colocação e disputando ponto a ponto com o Fofocalizando.