Entusiasmado com os resultados de A Força do Querer (2017), Ricardo Waddington foi responsável pelo rebaixamento de Todas as Flores para a Globoplay e a ascensão de Travessia na programação da TV Globo. Porém, o ex-contratado colheu louros negativos com a baixa audiência da trama de Glória Perez com direção de Mauro Mendonça Filho.
Segundo informações apuradas e obtidas com exclusividade pelo colunista Gabriel Souza, N1 Entretenimento, os executivos revisaram e se arrependeram dessa troca, acreditando que a substituta de Pantanal (2022) iria manter os índices de audiência. Agora, a emissora carioca aposta todas as suas fichas em Terra e Paixão, nova trama de Walcyr Carrasco, o autor de maior sucesso do canal.
No entanto, João Emanuel Carneiro ganhará espaço na faixa das nove horas, após o sucesso de crítica e repercussão da sua história no aplicativo de streaming do Grupo Globo, conforme foi noticiado na coluna da jornalista Patrícia Kogut, O Globo. Vale lembrar que o novelista foi visto pela última vez no horário nobre com Segundo Sol (2018).