Assim como o Oscar que não será exibido na TV aberta após 52 anos, a Globo estuda abrir mão das transmissões do Carnaval a partir do próximo ano. Segundo informações apuradas e obtidas com exclusividade pelo N1 Entretenimento, a festa popular entrou na lista de corte de gastos da emissora carioca do mesmo modo que aconteceu com os torneios desportivos: Fórmula 1, Libertadores da América, os estaduais e Mundial de Clubes e outros eventos importantes.
Além disso, há um consenso entre os executivos que as transmissões do carnaval perdeu público ao longo dos anos e houve uma queda acentuada no faturamento, portanto, não será vantajoso investir pesado para ter pouco retorno. Nem há alguma aceno de exibir nos canais da TV fechada ou no seu aplicativo streaming, o Globoplay.
No entanto, os presidentes das escolas de samba junto com a LIESA terão que rever os valores dos direitos, caso queiram ver os desfiles sendo televisionado. Para cada agremiação do grupo especial do Rio de Janeiro, a Globo depositou R$ 1 milhão de reais. Neste ano diferente das anteriores, o Carnaval Carioca está confirmado para acontecer nos dias 20 à 23 de abril, seguindo a agenda da Prefeitura do Rio. De subvenção, o prefeito Eduardo Paes liberou R$ 1,5 milhão para a realização do evento. O que se espera agora é um retorno financeiro aceitável tanto para o canal, quanto para o município. Até o momento, a Globo não se pronunciou sobre o assunto.
Vale lembrar que a Globo é detentora do Cobertura do Carnaval desde a década de 1970 quando transmitiu os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo. Em 2008, a emissora adquiriu direitos do desfiles do Rio Grande do Sul, exibindo apenas para o estado gaúcho. O mesmo que ocorreu em 2013, onde o desfile das escolas de samba da Série A (fusão dos grupos A e B) do Carnaval Carioca passou a ser transmitido só para o estado do Rio de Janeiro e o Especial, cujo nesse ano, não mostrou o início da primeira escola, mostrando a parte final desta e o desfile inteiro.
Em 2021, o Globeleza não foi exibido pela primeira vez em 31 anos, por conta do cancelamento das festividades de carnaval em razão da pandemia de COVID-19. Porém, assim como outras atrações da TV Globo, teve uma reprise dos melhores momentos, com exibição de desfiles de anos anteriores, tanto de São Paulo quanto do Rio de Janeiro. As reprises foram exibidas nos dias 13 e 14 de fevereiro, através do especial Desfile nº 1 Brahma, tendo a apresentação de Ailton Graça e Milton Cunha.