• Princípios Editorias
  • Anuncie no N1
  • Contato
20 de agosto de 2022
N1 Entreter
  • Conta N1
  • Registro
  • BBB 22
  • Notícias da TV
  • Audiência da TV
  • Famosos
  • Reality Show
  • Novelas
  • Visão do Crítico
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • BBB 22
  • Notícias da TV
  • Audiência da TV
  • Famosos
  • Reality Show
  • Novelas
  • Visão do Crítico
Sem Resultado
Ver todos os resultados
N1 Entreter
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • BBB 22
  • Notícias da TV
  • Audiência da TV
  • Famosos
  • Reality Show
  • Novelas
  • Visão do Crítico
Início Conexão N1

Globo adere nova tendência de mercado e confirma mudança na identidade visual

Leonardo Lima Por Leonardo Lima
17/10/2020 | 21:54
Em Conexão N1
A A
Globo adere nova tendência de mercado e confirma mudança na identidade visual

Foto: Globo/Reprodução

Enviar no ZapTwittar
Foto: Globo/Reprodução

A arte do minimalismo têm mudado o conceito das marcas de pequenas, médias e grandes empresas. Conhecida por criar tendências em solo brasileiro, a Globo contratou uma agência publicitária para o reposicionar sua marca no mercado atual e pode aposentar a famosa esfera criada pelo alemão-austríaco, Hans Donner, no ano de 1975.

A nova identidade visual da emissora carioca será expandida nos veículos de comunicação do Grupo Globo. Além disso, essas mudanças faz parte de um projeto de arquitetura de marca que harmoniza de forma integrada as marcas dos produtos da Uma Só Globo, com toda sua essência, e simbolizando uma companhia ainda mais inovadora, leve e próxima das pessoas.

Tem maisno N1!

“Ninguém merece”, Público não passa pano, se decepciona com casamento de Eugênio e Violeta e dispara na lata: “Esperava mais”

“Ninguém merece”, Público não passa pano, se decepciona com casamento de Eugênio e Violeta e dispara na lata: “Esperava mais”

19/08/2022
“É uma piada”, Depois de aprontar muito, Úrsula merecia um final mais digno, não morrer por causa de uma pipoca e sim por vingança de Joaquim

“É uma piada”, Depois de aprontar muito, Úrsula merecia um final mais digno, não morrer por causa de uma pipoca e sim por vingança de Joaquim

19/08/2022

Procurada pelo N1 Entretenimento, a Comunicação Globo confirmou a nova identidade visual e enfatizou que este símbolo não tem uma única textura nem um formato exclusivo em 2D, sendo possível ser utilizada sua versão com acabamento 3D.

Confira:

Evolução da logotipo

O primeiro logotipo foi criado com a fundação da emissora em 1965. Inicialmente era uma rosa-dos-ventos, cujas pontas lembram o número quatro, número da emissora no Rio de Janeiro. Foi criado por Aloísio Magalhães, um dos grandes responsáveis pela expansão do design no Brasil. Ele foi substituído em 1966, dando lugar a um círculo com três linhas geográficas, que fazem alusão a um globo, que foi utilizado até 1976. No mesmo ano, ganhou uma variação pela qual esse logotipo ganhou, ao seu lado, nove anéis, representando as nove emissoras afiliadas da época, formando assim a Rede Globo.Logo da Globo usado de 1969 a 1975.

O primeiro conceito do logotipo atual foi apresentado em 1976. É composto de uma esfera azul com um retângulo de cantos arredondados e extremidades desiguais. Dentro desse retângulo, assenta-se uma pequena esfera de tamanho médio. O projeto é de autoria do designer austríaco Hans Donner e foi esboçado num guardanapo de papel. Segundo ele, a esfera representa o mundo e o retângulo uma tela de televisão que exibe o próprio mundo.

Duas variações acinzentadas da marca a substituíram: em 1981 e 1983, respectivamente. A partir de 1985, em comemoração aos vinte anos da emissora, seu logotipo era o número vinte metálico tridimensional cujas laterais formavam o logotipo da Globo. Em 1986, o logotipo ganhou a forma tridimensional e multicor utilizada até hoje. A primeira variação consistiu numa esfera metálica oca com uma abertura retangular colorida (com faixas em azul, verde, amarelo e vermelho, representado a TV a cores) e a esfera menor posicionada em seu centro.

Em 1992, a esfera deixa de ser cinza e passa a ser azul-claro e perde o efeito opaco, ganhando reflexo, e o retângulo colorido passa a ser composto por um mosaico de triângulos. As linhas do reflexo sofreram pequenas alterações com as mudanças posteriores e duraram até 2008. Em 1995, aos 30 anos da emissora, o logotipo da Globo foi apresentado de lado com o retângulo e a bola média simbolizando o número “0” e, o lado esquerdo, o “3”. Em 1996, o logotipo ganha mais brilho e perde a cor azul clara para um azul mais escuro. Durante o ano de 1999, a marca teve duas variações diferentes durante a campanha “Uma Nova Emoção a Cada Dia”. Ambas foram alterações apenas na área do espectro colorido da tela, que ganhou ondulações de água sobre ela: uma com o efeito de uma gota num lago e a outra com o efeito de ondas num oceano.

 Durante a comemoração dos 35 anos em 2000, a marca ganhou um tom azulado, menos brilhoso, e seu reflexo tornou-se levemente simplificado A partir daí, também foi utilizado o Globo de vidro para toda a programação e para as vinhetas interprogramas. Com os 40 anos em 2005, veio uma marca com tonalidade mais leve e clara. O uso de fundos pretos para o logo deixa de ser predominante, em prol de cores mais claras. O logotipo criado naquele ano também marcou os últimos momentos em que ele apresentava a tela 4:3, o mosaico com triângulos e as linhas do reflexo desde 1992, que sofriam modificações de acordo com a mudança do logotipo, mantendo o conceito original.

Em 2008, o logo se adapta à televisão digital, que foi implantada no Brasil no dia 2 de dezembro de 2007, com o formato da tela substituído de 4:3 para 16:9. Os triângulos do mosaico colorido da tela foram substituídos por linhas horizontais, que nas vinhetas são formados por prismas triangulares. Os reflexos foram refeitos do zero; segundo Donner, eles representam a forma de um sorriso. A partir daí, passou a ser usado um logotipo único para as emissoras próprias da rede. Este também foi o último logotipo a apresentar o efeito metálico e as faixas coloridas estáticas desde 1986.

Em 2013, são criadas versões monocromáticas da logomarca de 2008, para as chamadas, cada uma variando de acordo com a atração anunciada. Em 2014, a emissora passou por uma nova reformulação visual: Pela primeira vez ganharam movimento dentro do globo e ao perder o cinza metálico, ganhou branco. Em 2015, passou por pequenas alterações: o branco passa a ser uma cor mais limpa.

Palavras-chave Conexão N1destaqueGlobo
Enviar no 'zap'Twittar35
Leonardo Lima

Leonardo Lima

Sócio do portal N1 Entretenimento, criador do canal N1 Play. Também assino o Blog Visão do Crítico, aqui no N1.

Selecionadas pra você!

“Ninguém merece”, Público não passa pano, se decepciona com casamento de Eugênio e Violeta e dispara na lata: “Esperava mais”
Conexão N1

“Ninguém merece”, Público não passa pano, se decepciona com casamento de Eugênio e Violeta e dispara na lata: “Esperava mais”

19/08/2022
“É uma piada”, Depois de aprontar muito, Úrsula merecia um final mais digno, não morrer por causa de uma pipoca e sim por vingança de Joaquim
Conexão N1

“É uma piada”, Depois de aprontar muito, Úrsula merecia um final mais digno, não morrer por causa de uma pipoca e sim por vingança de Joaquim

19/08/2022
Leia também
Band fecha acordo com TV BRICS

Band fecha acordo com TV BRICS

Subscribe
Login
Notify of
guest
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais lidas

  • Além da Ilusão: Davi toma decisão, Enrico se dá mal e Isadora descobre os podres de Joaquim

    Além da Ilusão: Davi toma decisão, Enrico se dá mal e Isadora descobre os podres de Joaquim

    925 AÇÕES
    Share 370 Twittar 231
  • “Não joga no meu time”, Depois de sair da Globo, Casagrande vai na Band e detona Tiago Leifert: “Aconteceram algumas coisas”

    866 AÇÕES
    Share 346 Twittar 217
  • O Cravo e a Rosa: Catarina dá ordem, Heitor é pressionado e Bianca vai atrás de Edmundo na prisão

    809 AÇÕES
    Share 324 Twittar 202
  • “Inimiga do carisma”, público toma atitude, detona Patrícia Abravanel em programa e ainda dispara: “Melhor desligar a tv”

    2434 AÇÕES
    Share 974 Twittar 609
  • “É muito arrogante”, público não esquece Patrícia, detona ego e pega no flagra mulher dormindo no meio do programa: “Tá animado?”

    2484 AÇÕES
    Share 994 Twittar 621

Leia também

“Vai ser uma bost#”, público não tem medo de polêmica, dá uma de “Mãe Dinah” e diz que programa de Ivete na Globo vai fracassar: “Flop”

“Vai ser uma bost#”, público não tem medo de polêmica, dá uma de “Mãe Dinah” e diz que programa de Ivete na Globo vai fracassar: “Flop”

21/07/2022
Além da Ilusão: Público se incomoda com Davi sendo tratado como mocinho, pega no pé da autora e ainda tem quem quer Isadora sozinha

Além da Ilusão: Público se incomoda com Davi sendo tratado como mocinho, pega no pé da autora e ainda tem quem quer Isadora sozinha

21/07/2022
Com atitude surpreendente, Ratinho cala o ‘público chato’, prova que ‘casca dura’ é só um personagem na TV e que tem coração

Com atitude surpreendente, Ratinho cala o ‘público chato’, prova que ‘casca dura’ é só um personagem na TV e que tem coração

21/07/2022
Ilha Record: Primeira votação da temporada e visita surpresa do guardião surpreende os exploradores nesta quarta-feira (20)

Ilha Record: Primeira votação da temporada e visita surpresa do guardião surpreende os exploradores nesta quarta-feira (20)

20/07/2022
Band toma decisão importante, faz nova mudança drástica na programação e mostra que Faustão não é intocável

Band toma decisão importante, faz nova mudança drástica na programação e mostra que Faustão não é intocável

20/07/2022
Ratinho dá 100 mil reais no “Gol Show” após Tonhão, funcionário do SBT há 27 anos, acertar a cesta do ângulo

Ratinho dá 100 mil reais no “Gol Show” após Tonhão, funcionário do SBT há 27 anos, acertar a cesta do ângulo

20/07/2022
  • Princípios Editorias
  • Anuncie no N1
  • Contato
  • Políticas de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2018-2021 N1 Entreter. Publicado pela empresa
Grupo Noticiário do Rio de Janeiro LTDA.
CNPJ 35.797.868/0001-49

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Conta N1
  • Inscrever-se
  • BBB 22
  • Início
  • tv
  • Audiência da TV
  • Famosos
  • Reality Show
  • Novelas
  • Famosos
  • Visão do Crítico
  • Contato

© Copyright 2018-2021 N1 Entreter. Publicado pela empresa
Grupo Noticiário do Rio de Janeiro LTDA.
CNPJ 35.797.868/0001-49

Conta N1

Faça login na sua conta N1.

Esqueceu a senha? Inscrever-se

Criar nova conta!

Preencha os compos abaixo para se cadastrar

Todos os campos são necessários Entrar

Recupere sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
wpDiscuz