Perto da Globo e da Record TV, o SBT é a emissora de TV que tem poupado investimentos em sua programação. O planejamento atual do canal de Silvio Santos é fechar as contas no azul e evitar grandes gastos para pouco retorno.
Na dramaturgia, possui em pauta: as novelas latina-americanas e as infantis, que têm sofrido desgaste pós Chiquititas. A atual, As Aventuras de Poliana, que continua em cartaz, enfrenta um problema pontual: metade do elenco decidiu não renovar contrato com o SBT, após anunciarem a segunda temporada da trama. A substituta, Patinho Feio, vive num grande impasse por conta dos valores dos cachês.
Em tempos áureos, o SBT tinha um time de roteiristas e diretores capacitados, e tramas que correspondiam as expectativas da alta cúpula. Atualmente, a emissora paulista se acomodou com duas autoras, dois diretores e uma equipe enxuta. O segundo horário de novelas é composta por reprises de novelas infantis anteriores.
Segundo rumores, esta faixa seria ocupada por tramas maduras, porém, o que atrapalha é o repasse orçamentário e o espaço que não é suficiente para produzir duas produções simultaneamente. O SBT tem produtoras à sua disposição, mas para isso, basta se render a proposta das mesmas.