Os princípios do jornalismo e toda a sua conduta, normalmente fica nas mãos de pessoas qualificadas ao cargo que é oferecido. Na TV Globo, Ali Kamel toca o departamento com maestria, assim como Guerreiro se esforça de fazer o melhor trabalho nesta área na Record TV. Já no SBT, Silvio Santos domina o setor e tem José Occhiuso como uma figura decorativa. O dono da emissora sempre deixou claro que é governista – aquele que se apoia no governo atuante, porém, essa neutralidade acaba afetando o jornalismo da casa.
Em sua linha editorial, o apoio ao duvidoso Governo Bolsonaro é evidente e podemos provar. No dia 23 de maio de 2020, o SBT Brasil foi cancelado em cima da hora por intermédio de Silvio Santos, justificativa? O vídeo da reunião ministerial de Jair Bolsonaro (PL) com o intuito de interferir na Polícia Federal vazou para toda a imprensa, com isso, o material poderia ser usado e certamente provocaria uma “racha” com os eleitores. Para substituir o principal telejornal, o patrão escalou a reprise do Triturando, é um amadorismo exposto que causa mal estar nos profissionais e temor na fila de anunciantes.
Enquanto as suas principais concorrentes investem no telejornalismo, o SBT desidrata todo o setor, põe em xeque a credibilidade dos noticiosos, censura opiniões assertivas dos âncoras e esquiva covardemente qualquer movimentação que agregue positivamente. Recentemente, o novo SBT Notícias foi rifado da programação devido a baixa audiência, mas sendo um contraponto do que é visto na área: Apresentava uma boa qualidade e dinamismo que ornava com o formato. A crise é operante e a falta de identidade figura numa fuga de público que prefere assistir algo mais relevante em outro canal e demasiado veículos de comunicações.
Confira a lista de jornalistas que deixaram o SBT desde 2017 até 2021:
Joseval Peixoto
Rachel Sheherazade
Hermano Henning
Analice Nicolau
Cassius Zeilmann
João Fernandes
Daniel Adjuto
Karyn Bravo
Joyce Ribeiro
Patrícia Rocha
Roberto Cabrini
Carlos Nascimento
Carolina Aguaidas
Neila Medeiros
Kallyna Sabino
Bruno Vicari
As opiniões contidas nesta coluna são de responsabilidade do autor e não corresponde, obrigatoriamente, a linha editorial do N1 Entretenimento.