A Globo estreou os novos cenários do Jornal da Globo, Hora Um da Notícia e do Jornal Hoje nesta última terça-feira, 12/3. Em meio à tanto mistério, a emissora sediada no Rio de Janeiro decidiu impor o padrão Jornal Nacional no espaço e com todos os recursos necessários à favor da informação. Um dos pontos altos é o uso da RA (realidade aumentada) e do IA (inteligência artificial) para deixar os informativos completos, dinâmicos e explicativos para os telespectadores.
Dentro das propostas apresentadas pelo canal, há uma parcela do público que não entendeu o porquê dessas extravagâncias para um formato que exige simplicidade como o nosso telejornalismo brasileiro. Já a outra ala defende a aproximação do produto com os mais antenados, mas sem perder a credibilidade que foi construída ao longo dos anos. Enquanto isso, a concorrência corre por fora quando o assunto é inovação do gênero, além dos avanços que facilite a vida do povo.
Embora divida opiniões por conta do que foi dito no trecho acima, a Globo segue imponente e investe no básico para manter a sua liderança intacta. No entanto, um único newsroom para três telejornais se torna óbvio e enjoa rapidamente não só quem assiste, mas quem faz parte do processo de monta-desmonta entre um intervalo e o outro. O momento agora é de reparar alguns lacunas que não fiquem expostas aos erros, como aconteceu com o Hora 1 durante o bloco esportivo.