N1 Entreter
  • famosos
  • televisão
  • novelas
  • audiência da tv
  • conexão n1
  • colunas
    • visão do crítico
    • falando sério
  • esporte
Social icon element need JNews Essential plugin to be activated.
No Result
View All Result
N1 Entreter
  • famosos
  • televisão
  • novelas
  • audiência da tv
  • conexão n1
  • colunas
    • visão do crítico
    • falando sério
  • esporte
No Result
View All Result
N1 Entreter
No Result
View All Result

Há 32 anos, Pantanal se tornava um grande fenômeno na Rede Manchete

A novela de Benedito Ruy Barbosa se tornou o marco na teledramaturgia brasileira e um grande fenômeno para a Rede Manchete.

Leonardo Lima by Leonardo Lima
27/03/2022
in Visão do Crítico
A A
Globo mantém remake de Pantanal em seus planos

Cristiana Oliveira viveu a Juma Maruá em Pantanal | Foto: Manchete/Divulgação

No final dos anos 80, Benedito Ruy Barbosa ambicionou um espaço para Pantanal na TV Globo, porém, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni), declinou a trama devido a instabilidade climática na região pantaneira e altos custos de produção. Após ouvir o amargo “não” da alta cúpula da emissora carioca, o novelista conseguiu a aprovação de Adolpho Bloch e dos diretores da Rede Manchete para a realização do projeto.

No dia 27 de março de 1990 foi ao ar o primeiro capítulo de Pantanal. Em sua semana inicial, a trama marcou entre 7 e 10 pontos. A força da história protagonizada por Juma Marruá (Cristiana Oliveira) e Joventino Leôncio (Marcos Winter) só veio na oitava semana e incomodando a TV Globo. Vendo o crescimento da sua concorrente direta e o fenômeno da novela, a emissora da família Marinho mexeu no horário nobre e lançou Araponga. O folhetim de cunho político não conseguiu deter a Rede Manchete e levou solavanco até o último capítulo.

Após o fim das atividades da Rede Manchete, a Globo conseguiu direitos dos textos de Pantanal em 2006, mas o SBT conseguiu comprar as fitas numa massa falida e exibiu a história até o fim em 2008. Mesmo obtendo o material bruto em mãos, o canal de Silvio Santos foi processado pelo autor e pela emissora concorrente, reivindicando direitos autorais. Depois de tantas idas e vindas e com a flexibilização da pandemia da Covid-19, Pantanal ganhará uma nova versão na TV Globo que estreia nesta segunda-feira, 28/03 e terá a assinatura de Bruno Luperi com direção de Rogério Gomes.

As opiniões contidas nesta coluna são de responsabilidade do autor e não corresponde, obrigatoriamente, a linha editorial do N1 Entretenimento.

 

Tags: PantanalRede Manchete
Leonardo Lima

Leonardo Lima

Sócio do portal N1 Entretenimento, criador do canal N1 Play. Também assino o Blog Visão do Crítico, aqui no N1.

Next Post
Rede TV até tenta, só que leva surra da Band com aposta e vira piada: “É Pra fazer chacota”

Rede TV até tenta, só que leva surra da Band com aposta e vira piada: "É Pra fazer chacota"

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social icon element need JNews Essential plugin to be activated.

© 2024 N1 Entreter. - Portal de entretenimento by Grupo Noticiário.

No Result
View All Result
  • famosos
  • televisão
  • novelas
  • audiência da tv
  • conexão n1
  • colunas
    • visão do crítico
    • falando sério
  • esporte

© 2024 N1 Entreter. - Portal de entretenimento by Grupo Noticiário.