Daniel Ortiz sempre foi muito bem quisto internamente desde a gestão de Silvio de Abreu à frente do departamento de dramaturgia. Após a saída do seu “padrinho” de trabalho, o autor se viu numa ilha em meio às mudanças no ambiente e com um mandachuva que enlouquece qualquer funcionário comum. Inclusive, o próprio chamou o novelista para desenvolver uma trama que atendesse as expectativas dos telespectadores, mas claro, numa mistura entre comédia e mistério. Anteriormente, o título era A Vovó Sumiu, o que faria total sentido para a narrativa. Numa imposição conservadora de Amauri Soares para afagar o ego dos conservadores, a trama passou a se chamar Família é Tudo.
Na primeira semana no ar, a história apresentava ser promissora por explorar um universo que não faziam parte do repertório, mas acabou caindo na morosidade e foi obrigado a apostar em casais shippaveis e as trocas entre eles. O viés policial entrou no piloto automático ao ponto de faltar algum atrativo que prendesse o público durante o tempo médio de cinco minutos de arte. As atuações dos atores eram absurdamente constrangedores, pareciam que estavam numa esquete de humor de baixo orçamento. A direção de Fred Mayrink deixou a desejar demais. Em vários momentos, os erros de continuidade e a ausência do comando do diretor artístico saltava aos olhos de quem assistia a trama diariamente.
Na internet, a inverossimilhança nas cenas eram palco para debates, o que provocava uma grande repercussão. Em sua segunda novela autoral, Daniel Ortiz ainda está preso ao escape jurássico das novelas de comédia rasgada regada à torta na cara e diálogos juvenis entregue para atores consagrados. Atualmente, o comportamento e a exigência de quem ainda acompanha as novelas das sete, mudou. É aquilo, quem não está satisfeito, troca de canal. Neste caso, os mais antenados preferem séries curtas em aplicativo de streaming com recursos que faltaram em Família é Tudo. Dentre as que foi produzida, a que saiu de cartaz foi a pior.
Não acho, essa novela foi muito boa e vai deixar saudades, e pelo q vejo nos comentários no Facebook e Instagram, muitas pessoas pensam assim tb