O ano de 2024 ainda não acabou mas 2025 já começou para as escolas de samba e com mudanças importantes nos desfiles e julgadores, pelo menos é o que diz a LIESGES (Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial).
A partir do próximo ano as escolas podem fazer carros alegóricos que atinjam até 11 metros de altura, dois metros a mais do que o que era permitido até esse ano. Outra importante mudança está relacionada aos julgadores que avaliam os desfiles de cada escola. A partir do ano quem, cada quesito vai ter, no mínimo, um jurado que seja obrigatoriamente do Espírito Santo. Antes, julgadores do Rio e até de São Paulo davam as notas para as escolas. Agora, cada um dos nove quesitos terá um julgador do ES e dois do RJ.
Outra mudança que está sendo estudada é uma modificação na dispersão do Sambão do Povo, como é conhecida a passarela do samba capixaba. Um estudo urbano envolvendo a liga e a Prefeitura de Vitória vai ser feito para que a dispersão seja reestruturada para garantir o melhor escoamento e estacionamento das alegorias, uma vez que os carros estão crescendo e ficando cada vez maiores.
Os desfiles das escolas de samba do grupo especial de Vitória está previsto para acontecer no dia 22 de fevereiro (sábado).