Acabou o mistério! Os presidentes e representantes das agremiações aprovaram com o novo modelo de Carnaval de 2025 na sede da LIESA nesta segunda-feira, 06/05. Para ser mais claro, o Grupo Especial passa a ter 3 dias de desfile no Sambódromo no Rio de Janeiro. Além das principais escolas de samba que se apresentam no domingo e na segunda, irão acompanhar as demais na terça-feira de folia. Deste modo, quatro escolas se apresentarão em cada dia. Outro ponto debatido foi o fechamento das notas ao final de cada dia do desfile. A novidade, inclusive, já foi acordada com os julgadores.
A campeão da Série Ouro, Unidos de Padre Miguel abrirá o domingo, em 2 de março, com a Unidos da Tijuca, 11ª colocada do Grupo Especial no ano anterior, iniciando a segunda-feira, 3 de março, e a Mocidade, 10ª de 2024, abrindo a terça. As demais terão as ordens de desfiles definidos através de um sorteio que será realizado na próxima quinta-feira, 23/05, na Cidade do Samba: Mangueira, Portela e Beija-Flor/Grande Rio, Viradouro e Salgueiro/Paraíso do Tuiuti, Vila Isabel e Imperatriz Leopoldinense. Segundo o Gabriel David, a intenção é viabilizar uma redução no preço das arquibancadas.
Além disso, o gestor tem o objetivo de tornar os ingressos ainda mais acessíveis. Em meio as mudanças impostas pela Liga das Escolas de Samba, os desfiles mirins passarão para um novo dia da semana, que ainda será escolhido em comum acordo com a Aesm-Rio, organização responsável pelas apresentações das crianças, e com o poder público. O Desfile das Campeãs está mantido no sábado, dia 8 de março, com as seis primeiras colocadas festejando o resultado.