A TV Globo dispensou vários autores nesses últimos anos em meio à política de austeridade e encolheu o departamento de dramaturgia capitaneado por José Luiz Villamarim. Com várias sinopses reprovadas e as filas de todos os horários sendo remontados aos poucos, a emissora carioca decidiu manter os medalhões em seu casting. Segundo informações apuradas e obtidas com exclusividade pelo N1 Entretenimento, Glória Perez, Walcyr Carrasco e João Emanuel Carneiro terão seus contratos renovados em aproximadamente 2 a 4 anos. Inclusive, o atual vinculo da escritora de Travessia (2022-23) cessa em 2025.
Internamente, os queridinhos do público, mesmo com novelas complicadas no currículo, são os talismãs quando os principiantes não emplacam na audiência e afugentam o público. Outro fator debatido é o apelo comercial e a repercussão nas mídias sociais que os mantém intocáveis pelos executivos do canal. Vale lembrar que o criador de Todas as Flores (2022-23) retorna à faixa de maior audiência da TV aberta após seis anos com Mania de Você. No momento, a trama se encontra em fase de escalação de elenco e conta com a direção artística de Carlos Araújo.
Já o intitulado Rei do Ibope estuda um descanso maior após o término de Terra e Paixão (2023-24), mas não deixou evidente quando retorna com uma trama inédita ou pretende entrar com a aposentadoria. O que se sabe é que possui duas sinopses e mantém vínculo empregatício no antigo modelo, o que o possibilita de receber seus R$ 600 mil de reais mensais. Recentemente, o site procurou a TV Globo e desmentiu o desligamento de Glória Perez, assim como a assessoria da HBO Max que desconheceu qualquer tipo de tratativa dela com a empresa.