As queimadas na Floresta Amazônica se tornou um dos principais temas do Novo Alerta nos últimos meses e têm provocado o incômodo em Sikêra Júnior devido a falta de espaço nos telejornais das maiores emissoras do país. Sem papas na língua, o titular do policialesco acusa os jornalistas por omitirem as informações ao ponto de acreditar que são pagos pela Secretária de Comunicação (SECOM) para abafar este caso:
“O pessoal [jornalistas] passando pano né? Passando pano para não culpar ninguém. Lógico né? SECOM pagando bem, que mal tem né? Vamos lá, dinheirinho no bolso, cala a boca, entendeu? A culpa é de qualquer um, menos do que está acontecendo no momento, vamos segurar a onda [….]”, diz o apresentador.
Além de hostilizar os colegas de profissão, o apresentador da TV A Crítica debocha dos estudantes de jornalismo:
“Vai do contra, seu pai não presta, sua mãe não presta, a partir de agora, ei, tá bom. Aqui só no ouvido do aluno e começa fazer a terapia né? A acabar com a cabeça do garoto, da garota que acabou de entrar na faculdade, a mãe e o pai felizes: Nossa, meu filho passou na Federal, né? E volta seis meses parecendo um animal, um bicho. Fumando maconha, trocando os canecos, fazendo tudo que não presta.”
Vale lembrar que não é a primeira vez que Sikêra Júnior questiona a falta de repercussão do assunto que é debatido no estado Amazonense. No dia 7 de novembro, Marina Silva (REDE) foi detonada durante o noticioso e teceu acusações que os jornalistas que trabalham em redação seguem fielmente a cartilha imposta pelo Governo Lula (PT).