No Brasil, o GloboPlay, serviço de streaming da Globo, tem quase o dobro do tamanho da Netflix.
Número de usuários do GloboPlay: 30 milhões.
Número de usuários da Netflix: 15 milhões.
A Globo utiliza sua plataforma para atrair assinantes para o GloboPlay. Ao lançar uma nova série, ela coloca o primeiro episódio gratuito na tv ou no próprio streaming. Quem gostar e quiser ver o resto, tem que assinar. É quase um modelo freemium. E, por este motivo, o número de usuários é maior do que o número de assinantes. Dito isso, a diferença entre GloboPlay e Netflix fica menor, mas ainda assim a Globo fica na frente:
Número de assinantes do GloboPlay: 22 milhões.
Número de assinantes da Netflix: 15 milhões.
Isso não significa que a Netflix seja menos relevante que o GloboPlay. Quando o assunto é audiência no streaming, a empresa americana tem 4x mais do que o serviço de streaming da empresa brasileira.
De qualquer maneira, é interessante a forma como a Globo criou seu streaming. A empresa reuniu diversas assinaturas num lugar só e investiu na produção de conteúdo exclusivo para o streaming.
Está funcionando, pelo que parece.