A emissora de Silvio Santos, quando quer, sabe fazer um bom jornalismo. Como prova disso, em um passado, o canal tinha de uma vez só, dois grandes produtos. O jornal mundo cão, Aqui Agora e o TJ Brasil.
O Aqui Agora foi um sucesso absoluto, que fez as concorrentes criarem sua própria versão. A Record lançou o Cidade Alerta, e a Band, o Brasil Urgente, ambos, estão no ar até hoje. Já o Aqui Agora, foi perdendo espaço na grade com o passar do tempo.
Silvio Santos não esconde de ninguém que se arrependeu em tirar o jornal da programação, e sempre tenta emplacar um jornal popular na emissora.
Atualmente, o canal tem um grande produto, que é o Conexão Repórter. Um produto que faz um grande impacto, com apresentação do ótimo Roberto Cabrini.
O SBT é a única emissora que não tem o jornalismo em alta definição ainda. Suas concorrentes, já adotaram o a tecnologia há tempos, até mesmo, as emissoras pequenas.
Segundo informações do colunista Ricardo Feltrin, do Portal UOL, o canal deve adotar o HD, em seu jornalismo esse ano, os equipamentos já estão a caminho. Atualmente, o jornalismo ocupa um pequeno espaço na emissora e os funcionários fazem milagre com a pouca verba repassada para o setor.
A situação dos cenários estão precárias.
O SBT Notícias foi um grande acerto do canal, mas reprisa as matérias várias vezes, pois falta conteúdo para colocar. Agora deu uma melhorada, o SBT está liberando mais links ao vivo, mas essa atitude foi tomada, apenas para continuar brigando na liderança, já que a Globo colocou, o Hora Um, mais cedo.
O Primeiro Impacto ocupa a vice liderança isolada na Grande São Paulo, mas também tem alguns problemas. Como os vídeos da internet, que estão cada vez mais ganhando espaço, já que não possui conteúdos para quatro horas de jornal.