Após apresentar um resultados insatisfatórios, e devido a um grande acervo de realitys agendados para estrear este ano, A Casa não retornará para a programação da RecordTV.
Segundo o colunista Flávio Ricco, do Portal UOL, o reality que foi apresentado por Marcos Mion, foi um dos grandes erros da área artística. Até lá, o apresentador aproveitará suas férias, até, estrear a nova temporada de A Fazenda.
Formato
A Casa foi um formato da FremantleMedia originalmente exibido na Holanda como Get The F*ck Out Of My House pela RTL 5 e, posteriormente, vendido para outro país como Alemanha.
O reality foi disputado por 100 pessoas – em uma mistura de personalidades de diferentes classes sociais, religiões, etnias e profissões – tornam-se “moradores” e terão que conviver juntos em uma casa projetada para comportar apenas quatro pessoas.
O grande diferencial é que quem administrava o prêmio inicial de 1 milhão de reais eram os próprios participantes. Os mantimentos da casa eram suficientes apenas para uma pequena família, e eram os confinados quem determinavam o que era necessário comprar para sobreviver dentro da residência. Detalhe: todos os dias, eles, que entraram na casa com apenas uma caixa contendo seus pertences pessoais, recebiam uma cesta básica suficiente para apenas quatro pessoas.
Na casa, de 120 m², existiam apenas quatro camas, quatro toalhas e apenas dois banheiros. Ou seja, cerca de 1 m² de espaço para cada participante. No total, eram 15 câmeras robóticas espalhadas pela casa e também câmeras portáteis que circulavam pelo espaço e ficaram visíveis para quem assistia pela televisão.
A Casa propôs um desafio diferente de tudo o que já foi visto em reality shows. Pois somente com o dinheiro do prêmio, os participantes podiam e deviam comprar os principais mantimentos (comida, produtos de higiene pessoal e de limpeza, entre outros) para a casa. A administração dessa verba gerava conflitos entre os confinados. Como eles se comportavam nessa luta diária pela sobrevivência, disputando espaço e comida? Mesmo com todas as adversidades, eles precisavam ter capacidade de adaptação e ainda estratégia para conseguirem se manter na disputa.
- Dono da Casa da Semana: O Dono da Casa da Semana, escolhido pelos moradores por votação interna, é o responsável pelas regras do local além de gerir o uso do dinheiro, que pode ser com ou sem o consentimento dos demais colegas, durante uma semana, ficando imune neste período e tendo o poder de eliminar um ou mais moradores da competição. Além de ser o único com direito a uma suíte privativa com todo o conforto, ele tinha ainda o privilégio de comprar algo só para ele ou até mesmo os seus “protegidos”.
- Zona de Risco: Toda semana, ocorre uma votação interna em que, cada participante votava em cinco moradores que quer salvar da eliminação. Os moradores menos votados da votação entravam no painel vermelho do local, sendo indicados à Zona de Risco, correndo o risco de serem eliminados. O Dono da Casa sorteava a quantidade de moradores que deixariam a competição, e escolhia quais os participantes que seriam eliminados na semana.
- Desafio Semanal: No Desafio Semanal, os moradores competem juntos para ganhar a quantia oferecida na semana, que irá somar no valor restante do prêmio inicial. Caso não cumpram o desafio, a quantia oferecida iria subtrair o valor restante.
- Desafio de Tentação: No Desafio de Tentação, o apresentador oferecia objetos de desejo aos moradores para simplesmente provocá-los. Se eles quisessem a tentação, teriam que desistir da competição para poder ganhar o prêmio oferecido.
- Prova da Salvação: Na Prova da Salvação, alguns dos moradores que estão no painel vermelho ou correm risco de cair na “Zona de Risco“, exceto o Dono da Casa da Semana, realizam um desafio proposto, que pode testar a habilidade, destreza, inteligência, força, resistência, ou até mesmo a sorte dos competidores. O vencedor do desafio, é automaticamente salvo da “Zona de Risco“.
Os dois que resistirem até a final, que é exibida ao vivo, entre intrigas, festas, desafios e eliminações, ficando para o público decidir o grande vencedor de A Casa, por meio de votação, que é realizada pela internet através do site do R7, aquele que vai levar para casa todo o valor restante do prêmio inicial de R$ 1 milhão.