Bruno Monteiro Aiub, conhecido popularmente como Monark teve o canal do Youtube desativado nesta quarta-feira, 9/11, por disseminação de fake news e o apresentador desabafou no Twitter que está sendo alvo de censura. Durante a entrevista com Arthur do Val, o Mamãe Falei, o podcaster foi avisado pela plataforma sobre a suspensão do canal através de uma pessoa anônima que interagia no chat e aparece no vídeo informando que não é possível mais acessá-lo. “Isso é por causa que eu divulguei a live do argentino lá, provavelmente“.
Em contrapartida, Mamãe Falei discorda do colega e esclarece: “A live do argentino é um atentado contra a nossa democracia, ele está mentindo sobre o nosso processo eleitoral”. Vale lembrar que esta não é a primeira vez que o Monark tem o seu espaço retido pelo Youtube. Em fevereiro deste ano, o Youruber defendeu a existência de um partido nazista legalizado no Brasil: “A esquerda radical tem muito mais espaço do que a direita radical, na minha opinião. As duas tinham que ter espaço. Eu sou mais louco que todos vocês. Eu acho que o nazista tinha que ter o partido nazista, reconhecido pela lei“.
O comentário do apresentador foi duramente criticado e levou a sua demissão e a abertura de um inquérito pela Polícia Civil para apurar se Monark e os responsáveis pelo podcast fizeram apologia ao nazismo e discriminação contra judeus.