Lançada como o primeiro canal exclusivo de notícias da TV aberta em 27 de setembro de 2007, a Record News completa 15 anos nesta terça-feira, com uma nova identidade visual e celebrando resultados históricos: a emissora que traz notícias nas 24h do dia cresceu, nos últimos cinco anos, 140%, e quando comparado com a média de 2016, a alta foi de 150%. Além disso, a parcial de 2022 já aponta que o canal terá a maior audiência desde a sua inauguração.
Audiência recorde em 2022
Segundo pesquisa da Kantar Ibope Media para o Mercado Nacional nas 24 horas do dia, a Record News atingiu 51 mil domicílios por minuto, entre janeiro e agosto deste ano. Isso representa um aumento de 140% em cinco anos: em 2017, o canal alcançava 21,3 mil residências. Em 2016, registrou 20,5 mil, o que representa, no comparativo com 2022, crescimento de 150%.
Em relação à estreia do canal, o resultado também é recorde: nunca antes a Record News havia ultrapassado, na média anual, a marca de 50 mil domicílios. A audiência vem crescendo, ininterruptamente, há seis anos: 20,5 mil em 2016; 21,3 mil em 2017; 27,7 mil em 2018; 31,4 mil em 2019; 35,7 em 2020; 41 mil em 2021; e entre janeiro e agosto deste ano, faltando apenas quatro meses para fechar o ano, já acumula 51 mil residências por minuto.
Investimentos constantes em conteúdo e em estratégias multiplataforma para aumentar o alcance do canal são alguns dos fatores que explicam o sucesso da Record News. Nos últimos dois anos, a grade foi gradativamente reformulada e ganhou cerca de 15 novos programas, dentre eles o Record News das 10h, o Esporte Record News, o Conexão Record News e até programas temporários, como A Fazenda News, que este ano ganhou a segunda edição. Outros tiveram a proposta atualizadas, como os tradicionais Zapping e Jornal da Record News.
O destaque para a cobertura especial de grandes acontecimentos no Brasil e no mundo manteve-se como um diferencial da emissora que atrai o telespectador que quer se manter bem informado em qualquer hora do dia. Alguns exemplos mais recentes são a pandemia e seus desdobramentos, como a CPI e início da vacinação, a Guerra na Ucrânia, eleição e posse de Joe Biden, além das eleições deste ano no Brasil e a morte da Rainha Elizabeth II.
Um dos pilares da Record News é a democratização da informação. Criada na TV aberta para ser assistida gratuitamente pelos telespectadores, hoje a emissora pode ser acessada em diversas plataformas. Atualmente, o canal é distribuído em HD no pacote básico das principais empresas de TV por assinatura do país e está presente no streaming, com Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV e Watch Brasil, além do sinal no Portal R7 e PlayPlus.
Toda sua programação é exibida de forma integral em plataformas digitais como YouTube e redes sociais. Além disso, há conteúdos exclusivos e personalizados com temas relevantes e linguagem específica nestes canais. “Ser multiplataforma está no DNA da Record News. Apostamos em várias frentes e essa estratégia se revelou extremamente importante para o canal, que conquistou novos telespectadores, com crescimento exponencial do número de acessos”, afirma Antonio Guerreiro, vice-presidente de jornalismo da Record.
Nova identidade visual
“A nova marca celebra esse momento da Record News, com forte alta na audiência, uma programação pensada de maneira multiplataforma e resultados bastante significativos na tradução da notícia, aproximando o espectador do dia a dia do jornalismo responsável e de credibilidade praticado por nossos profissionais em todo o Brasil e no mundo”, diz Guerreiro.
Sob supervisão do Núcleo de Criação e Arte do Grupo Record, a nova marca foi idealizada para traduzir as transformações do canal e simbolizar uma Record News que se tornou mais vibrante e dinâmica. Um canal conectado com o mundo digital e hoje com forte presença não apenas na TV, mas também no YouTube e redes sociais. Uma emissora cujo principal pilar é informar o telespectador com agilidade e credibilidade.
Após alguns anos usando a sigla RN na logomarca, uma das mudanças de maior destaque do novo desenho é a retomada do nome completo, Record News, em cor branca e aplicado em fundo azul, que remete à história da emissora e aos avanços tecnológicos.
A atualização gráfica da identidade institucional do canal, baseada em tecnologia, transparência, responsabilidade e credibilidade, é o primeiro passo para a reformulação de toda a estética dos programas da grade do canal.
O lançamento vem acompanhado de mudanças na vinheta da emissora, nas trilhas sonoras dos programas e nas fontes exibidas nas telas. Ao longo deste ano, houve também um trabalho de reformulação e padronização de alguns cenários, processo agora finalizado com as ações que celebram os 15 anos do canal.