A RedeTV! atualmente é o maior canal de TV aberta do mundo no YouTube, com mais de seis milhões de inscritos. E para falar sobre o crescimento do canal, decidimos conversar com o diretor do jornalismo, esporte e digital da Rede TV! .
1- Você acha importante os canais de televisão investir também no meio digital e quando foi que a RedeTV!, começou a olhar mais para esse segmento?
Acho extremamente importante. Quem quiser fazer televisão amanhã não poderá ignorar o digital. O faturamento online de algumas emissoras no exterior já passou o da televisão. O telespectador com a chegada da internet não é mais passivo.
Ele quer ter voz ativa. Quer acompanhar o seu programa favorito em multitela. No “Mariana Godoy Entrevista”, por exemplo, os internautas fazem boas partes das perguntas pelo o Twitter. Querem assistir na hora que quiserem. A RedeTV! , sempre esteve um passo à frente quando o assunto é tecnologia.
Fomos a primeira HD no Brasil e a primeira a fazer uma transmissão 3D HD. Nunca achamos que as mídias sociais eram nossas inimigas, ao contrário. Investimos muito na parceria do nosso portal com o UOL.
Criamos uma grade de programação especial para o digital no Facebook e no YouTube. Testamos diferentes ferramentas de integração em nossa programação e hoje a Rede TV!, que possui mais de seis milhões de inscritos no YouTube, se tornou o maior canal aberto da tv brasileira na plataforma de vídeos.
Em 2014 quando assumi a superintendência digital trabalhei muito ao lado de Felipe Vergili para investirmos no online com o apoio dos acionistas. Não dava pra ignorar esse universo e deu muito certo. Hoje estamos colhendo os frutos.
2- Quais ações da emissora na internet para atrair mais telespectadores?
Um dos destaques da emissora no universo online é a grade digital, que atualmente conta com 14 programas exclusivos e transmitidos ao vivo no YouTube, Facebook e Twitter.
Desde o dia 21 de abril deste ano, data em que a segunda temporada estreou. Já foram mais de 10 milhões de visualizações nos programas da grade digital.
A grade diária de programas produzidos exclusivamente para a internet, ainda conta com o RedeTV! FC (Futebol), RedeTV! Geeks (cinema, games e séries), Post a Post (Principais notícias da semana), Rede TV! Sonoridades (música ), Pauta RedeTV! ( aprofundamento em temas atuais), Conta Com a Gente (com a jornalista e comentarista Salette Lemos dando dicas simples e práticas de economia), Game Play (com Marcelo do Ó testando games), Tabu Rosa (feminismo), Saúde em Pauta (toda semana com um médico como convidado), Migles (Erica Reis e convidados falando sobre comportamento).
Quem gosta de reportagens pode conferir o Plano Sequência , além das análises de Luiz Ceará e Juarez Soares no resenha com Luiz Ceará.
3- A Rede TV! comprou os direitos da Premier League recentemente, quando começou o interesse no campeonato ?
No ano passado eu fiz uma promessa, que se não renovasse com a série B, não ficaríamos sem futebol na grade.
Daí começamos a buscar campeonatos e em um almoço com a ESPN em 2017, começou o namoro para fecharmos o melhor campeonato nacional do mundo. Hoje o inglês na tv aberta é nosso . Futebol de qualidade na tela da Rede TV!.
4- Existe chances de novos campeonatos grandes para um futuro próximo ?
Sim. A emissora tornou-se uma referência em esportes na televisão aberta. Diferente modalidades estão no radar.
5- A Rede TV! , vai investir apenas no futebol ou existem planos de investirem em outros gêneros?
Na minha gestão já tivemos Rugby, Superliga de Vôlei, Basquete, entre outros. Não estamos restritos ao futebol. Se fizer sentido o conteúdo e o modelo.
6- O crescimento da RedeTV! , no YouTube é algo assustador, já está com mais de seis milhões de inscritos , existiu uma fórmula exata para chegar nesse resultado ?
A fórmula certa é produzir muito conteúdo e distribuí-lo em diferentes plataformas . Além disso, enxergar as mídias sociais como parceiras. Além dos seis milhões de inscritos no YouTube, a RedeTV! ainda conta com quatro milhões de seguidores no Facebook, 413 mil no Instagram e 329 mil no Twitter.
Em agosto deste ano , a Rede TV! conseguiu a marca histórica de maior transmissão multiplataforma do Brasil durante o debate entre presidenciáveis. As parcerias entre Facebook, Twitter, UOL, IstoÉ e YouTube garantiram que o canal atingisse quase 300 mil pessoas de forma simultânea acompanhando o debate nas plataformas digitais.
Somente no Facebook a Rede TV! alcançou 4,6 milhões de pessoas até o fim do debate. Já no Twitter a emissora bateu o recorde de maior transmissão ao vivo na Ámerica do Sul.
A hasthtag #DebateRedeTV também chegou ao primeiro lugar nos trending topics mundiais durante o debate , e foi mencionada cerca de 417 mil vezes .
Além disso, a live na plataforma teve 470 mil telespectadores. No canal do YouTube a Rede TV!, teve um pico de audiência de 168 mil telespectadores. E ainda, após o debate, a transmissão ficou em primeiro lugar nos vídeos em alta.
7- Quais serão seus investimentos para os próximos anos na RedeTV! ?
Há vários projetos na minha área que é jornalismo, esporte e digital, no entanto a ideia é de consolidar os produtos que já temos na grade televisiva e online. Nosso foco é continuar a produzir programa de qualidade.
8- Quais são os desafios do jornalismo, num cenário onde grande parte dos brasileiros ficam mais tempo no celular do que na tv?
Não há contradição nisso. O celular é a principal tela do mundo. O importante é que o nosso público seja impactado onde ele se conectar. Se ele tiver, por exemplo , a informação que aos sábados.
13h25, terá acesso ao melhor futebol do mundo é possível que essa pessoa assista o jogo pela televisão , mas se preferir poderá assisti-lo no celular . Essa é a nova realidade mundial. Cabe a nós nos adaptarmos e no nosso caso, a Rede TV! já saiu na frente.