Com o início da campanha eleitoral, a TV Globo reforça o seu compromisso com a busca pela verdade e com o combate às fake news. Como desdobramento da campanha que defende que “O caminho da democracia é a informação”, a TV Globo lança cinco filmes com depoimentos de apresentadores, repórteres e editores-chefes dos telejornais do canal, contando as etapas que eles percorrem todos os dias atrás de um objetivo comum: a informação correta. A campanha busca refletir, de forma intimista, a trajetória de um jornalista até a divulgação de uma notícia e reforçar o papel do jornalismo profissional e livre como um dos pilares essenciais para a manutenção da democracia.
Os filmes foram divididos por temas. Na peça ‘Equipe’, os jornalistas ressaltam as pessoas que trabalham por trás das telas. “A gente aparece no vídeo, mas atrás da gente tem uma equipe enorme, extremamente competente”, diz Roberto Kovalick, apresentador e editor-chefe do ‘Hora 1’. “É uma equipe que já tem essa busca pela verdade no DNA”, completa o editor-chefe do ‘Jornal da Globo’, Jorge Sacramento. O filme ‘Dúvida’ reforça o exercício básico da apuração: duvidar, checar, rechecar, apurar até ter certeza de noticiar a informação certa. “É um exercício de não parar de fazer perguntas. Quem falou? Quem fez? Quando falou? De onde veio?”, afirma a apresentadora do ‘Jornal da Globo’, Renata Lo Prete. “É apurar, verificar, ter certeza de que aquilo é verdade”, comenta o repórter Vladimir Netto.
O vídeo ‘Jornada’ trata das etapas da apuração até a matéria ir ao ar. “O desafio da checagem é gigantesco”, destaca a apresentadora do ‘Jornal Nacional’, Renata Vasconcellos. “A gente depende da informação bem apurada”, complementa o apresentador e repórter Fábio Turci. O filme ‘Missão’ reafirma o propósito do jornalista, que é curioso e incansável. “A gente sabe que hoje há uma preocupação enorme com as notícias falsas”, diz a apresentadora do ‘Bom Dia Brasil’, Ana Paula Araújo. “E a gente está disposto a fazer o que for necessário para combater a mentira”, reforça a repórter Mariana Aldano. Já em ‘Busca’, a trajetória ininterrupta em direção à informação de qualidade. “Nós temos mecanismos para evitar a falsa informação”, lembra William Bonner, apresentador e editor-chefe do ‘Jornal Nacional’. “Se a gente tiver que levar dois, três dias, um mês apurando uma reportagem, a gente vai levar todo esse tempo”, conclui a repórter Bette Lucchese.
Os filmes são assinados pelos telejornais nacionais da TV Globo ‘Hora 1’, ‘Bom Dia Brasil’, ‘Jornal Hoje’, ‘Jornal Nacional’ e ‘Jornal da Globo’.
Links com os vídeos da campanha: