No Brasil, Um Lugar ao Sol serviu de tapa buraco e se tornou um dos grandes fiascos da TV Globo desde o início do padrão implementado em 1970. Com grande divulgação, Pantanal elevou a audiência do horário nobre e atualmente domina as redes sociais. No entanto, a história de Juma Marruá, José Leôncio e Joventino Leôncio fracassa em Portugal desde a sua estreia e a trama de Lícia Manzo se tornou a tábua de salvação.
Em sua estreia na emissora lusitana, o drama de Christian e Renato (Cauã Reymond), marcou, segundo dados CAEM/Gfk, média de 4.5 pontos, pico de 6.9 pontos e share de participação de 16.8%. Além disso, conquistou aproximadamente 429 mil telespectadores, mantendo assim, a liderança isolada em sua faixa completa de exibição. No mesmo horário, a TVI alcançou o primeiro lugar com a reprise de Na Corda Bamba e Pra Sempre, mas acabaram terminando na segunda colocação.
Nos capítulos seguintes, Um Lugar ao Sol oscilou entre 4 e 5 pontos no horário nobre. Enquanto isso, Pantanal mantém menos público e sua audiência gira em torno dos 3 pontos.