Três anos depois de Poliana se libertar da cadeira de rodas, o pai da garota, Otto, a leva para conhecer a história da família dele na cidade de São Bento do Sapucaí, onde Otto viveu a infância.
Otto apresenta a propriedade de seu pai e a oficina, local em que foi talhado o primeiro brinquedo do avô de Poli. Otto relembra os momentos com o pai e do dia que viu pela primeira vez o Pinóquio.
Poliana quer juntar a família D´Ávila e Pendleton em um almoço simples, em comemoração ao seu aniversário, antes da grande festa de debutante. Roger sai da prisão e Waldisney e Violeta abordam o ex-detento na rua, e oferecem uma proposta para conseguir uma boa fortuna.
Gleyce não mora mais na comunidade Jardim Bem-Te-Vi, mas presta serviço social para o Clube do Laço Lilás. Davi chega no local e se apresenta para Gleyce e Dona Branca. Cobra, chefe da comunidade não gosta do trabalho voluntário da instituição.
Durval tenta ensinar Raquel a dirigir. Luísa revela a Marcelo o resultado do exame de gravidez. Otto mostra para Poliana o Pinóquio, já robotizado, porém desligado, que está no laboratório da residência.
João admite que está com ciúmes de Éric e fala para Ruth que tem sentimentos fortes por Poliana. Pedro e Chloe causam confusão ao tentar unir o clubinho Magabelo. Joana e Sérgio já dão indícios de impasses no casamento, e Luigi e Mario percebem.
Waldisney e Violeta contam para Roger que querem construir androides e que ele precisa invadir a casa de Otto para conseguir mais informações técnicas. Roger aparece no almoço de aniversário de Poliana e ela comenta na mesa sobre o Pinóquio, explicando que o boneco foi protótipo de Ester. João entrega um presente para Poliana. Roger vai em busca do Pinóquio.