Não podemos negar de jeito nenhum que o Jornal Nacional ainda é o produto jornalístico com maior audiência da televisão e também que ocupa a liderança de forma isolada em seu horário de exibição.
Só que não se pode negar também, que sua audiência está em queda e se a emissora carioca não mexer, o resultado pode ser ainda pior. Se antes o JN costumava ficar sempre na casa dos 30 pontos, atualmente é normal chegar a registrar menos de 20 pontos na Grande São Paulo.
O maior motivo da fuga do público, é sem dúvidas, por conta da internet. Antes para saber do que acontecia no país e no mundo, o público assistia o JN.
Hoje em dia, o público não precisa esperar pelo jornal, pois o que é notícia no jornal da Globo, já foi parar na internet bem mais cedo. Assim, o material do JN acaba de certa forma sendo “requentado”.
E além disso, o JN precisa de um transformação no formato. Nada contra Bonner, ele é um jornalista com muita capacidade, só que talvez chegou a hora de um novo rosto no comando do jornal mais assistido da tv.