Não é de hoje que o Bom Dia & Cia é vista pela direção do SBT como um programa deficitário. Devido ao Projeto de Lei que proíbe publicidade infantil homologada no ano de 2011, a atração infantil acabou perdendo todos os anunciantes e trouxe um prejuízo imediato para os cofres do canal. Por conta da falta de captação de recursos e tendo a Jequiti como principal marca anunciante, a alta cúpula e os executivos das afiliadas documentaram um pedido de investimentos na programação para Silvio Santos.
Segundo informações apuradas e obtidas com exclusividade pelo N1 Entretenimento, ambos os lados procuraram o patrão e também solicitaram a retirada do programa da grade. Além disso, houve um consenso que as afiliadas padecem com a permanência do matinal, tendo curta duração em boa parte dos estados e não atrai nenhum anunciante local, o que gera uma grande preocupação.
Em contrapartida, Silvio Santos não deu uma resposta de imediato, mas as movimentações nos bastidores para isso acontecer é claramente nítido. Com relação às afiliadas, os executivos querem aumentar a duração de suas atrações locais devido a rentabilidade financeira, e isso afetaria a exibição do Bom Dia e Cia e Casos de Família. Até momento, ambas as partes e nem o SBT se pronunciaram sobre o assunto.