Parceira da Igreja Universal do Reino de Deus há oito anos, o Grupo Bandeirantes promove mudanças importantes em um de seus canais, dessa vez, a Rede 21. Segundo informações apuradas e obtidas com exclusividade pelo N1 Entretenimento, o canal fundado por João Carlos Saad desfez o vínculo com a igreja neopentecostal liderada pelo bispo Edir Macedo.
No entanto, a intenção dos executivos é transformar a rede comercial num canal voltada cem por cento ao jornalismo assim como BandNews. Caso o projeto não vingue nessa última tentativa, irão vender a Rede 21 para outro grupo de telecomunicações, assim dissolverão uma enorme dívida. Procurado pelo site, a assessoria da Band não tem informações a respeito.
Vale lembrar que essa não é a primeira vez que a Rede 21 passa por uma crise. No dia 5 de junho de 2006, a Rede 21 foi extinta e passou a se chamar PlayTV. O canal passou a transmitir programas da Gamecorp na faixa das 17h às 22h, enquanto o horário restante seria administrado pela Bandeirantes.
Ao contrário do que diziam, a PlayTV continuou sendo do Grupo Bandeirantes. A Gamecorp apenas fazia programas para a emissora. Sem contar que, desde 2003, o Grupo Bandeirantes tenta registrar a marca PlayTV para novo canal jovem. Mas a Rede 21 entrou em crise e só com a parceria da Gamecorp isso foi possível.
Porém, a associação do Grupo Bandeirantes com a empresa Gamecorp provocou várias denúncias pela imprensa, pois o presidente da empresa, Fábio Luís Lula da Silva (conhecido como Lulinha), é filho do então presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, foi alvo de denúncias que apontariam rápido enriquecimento no patrimônio pessoal graças à presença do então presidente Lula no poder (ver seção “Controvérsias“).
A parceria que deveria durar por dez anos (até 2016), começa ser desfeita com o fim dos programas da PlayTV no início de 2008 (entre eles, o bloco de animes Otacraze, ocorrido em 29 de fevereiro), pois o Grupo Bandeirantes não ficou satisfeito com novo canal e decidiu quebrar contrato com a parceira. Desta maneira, ficou como certo o fim da PlayTV e a volta da Rede 21.