Não é de hoje, que a audiência do SBT está em queda. Mas, só agora que a direção da emissora de Silvio Santos começou a mexer e na opinião deste colunista o motivo tem nome: Band. A nova programação que o SBT anunciou vai estrear em janeiro, que será o mesmo mês de mudanças na rival, com a estreia de Faustão e de Zeca Camargo nas noites.
O SBT vai começar mexendo no horário que a Band está começando a incomodar e que pretende investir mais no ano que vem com a entrada de Adriana Araújo no comando de um novo jornal. Estou falando da faixa do almoço, onde o Jogo Aberto e Os Donos da Bola conseguem beliscar o terceiro lugar de audiência em São Paulo.
Confira as mudanças:
Perdendo para a Record, SBT prepara mudança drástica e vai no “tudo ou nada”
Essas mudanças do SBT deixam claro que a direção está preocupada com o avanço da Band. Que vem fazendo barulho no mercado com contratações e mudanças, mesmo que algumas sejam consideradas um tiro no pé. Aliás, a Band não esconde de ninguém que o foco dela é o terceiro lugar em 2022. E sem dúvidas, está conseguindo deixar a programação mais chamativa.
Só que a nova programação do SBT não deve durar muito. Aliás, tirar o Vem Pra Cá da faixa matinal é um erro. O programa não está bom, só que tem como melhorar. Prova disso, é que até pouco tempo conseguia um bom retorno de audiência e ainda rende um bom dinheiro. E sobre o Bom Dia, é melhor deixar na faixa do almoço. Já que recebeu um investimento e tem séries que chamam o público como: iCarly.
É melhor do que uma nova versão do SBT Notícias. Nada contra o jornalismo, muito pelo ao contrário, merece ganhar mais espaço na grade da emissora, só que com investimento . E o SBT não é conhecido por investir no jornalismo, o Primeiro Impacto e o SBT Brasil sofrem com uma estrutura “fraca”.
Se querem mais jornalismo na programação, deveriam primeiro de tudo reforçar o que tem atualmente na programação. Aliás, o novo SBT Notícias vai concorrer com SP1 e Balanço Geral, que já estão consolidados e com invetimento pesado.
OBS: É uma coluna Opinativa.
Concordo plenamente com vc, nenhuma destas mudança que serão promovidas pelo SBT surtirão efeito, e o motivo é simples, não tem planejamento e nem investimento, vai flopar ainda mais.