Após produzir a primeira versão em parceria com a TVE entre 1977 e 1986, a Globo ressuscitou o Sítio do Picapau Amarelo em 2001 e estreou no dia 12 de outubro daquele ano. Num formato diferente, os episódios duravam uma semana, cada um contando a história de um dos livros da série literária homônima.
Ainda em 2002, os episódios do seriado passaram a ser mais longo, durando mais de uma semana. Na temporada posterior foram inseridos novas histórias fora do universo de Monteiro Lobato e foi mantido até 2005, quando assumiu o formato de telenovela contando apenas uma história em 194 capítulos, trazendo o tema, O Preço do Verdadeiro Amor.
Em 2006, o Sítio do Picapau Amarelo manteve no formato da temporada anterior e agora apostou na temática, Entre o Amor e a Promessa. Devido a amarga recepção dos críticos por excessos de “invencionices”, o seriado retornou em 2007 no mesmo formato da temporada de 2001, mas fracassou miseravelmente. O motivo da vista grossa do público foi a mudança total no elenco e por conta da baixa audiência, o seriado deixou a programação da TV Globo naquele ano.
Para matar saudades do público, o Sítio do Picapau Amarelo ganhou a versão animada em 2012 e terminou seu itinerário em 2016 com três temporadas, contando as histórias originais do livro de Monteiro Lobato.