Celebrando os 20 anos, O Clone é definida como substituta de Ti Ti Ti no Vale a Pena Ver de Novo. A história de Jade e Lucas retorna a faixa vespertina no dia 4 de outubro. Essa é a segunda vez que a obra é exibida no bloco de reprises. A primeira foi em 2011 quando a produção completou 10 anos.
“É uma história muito humana, e com temas muito atuais: clonagem, dilemas éticos, experiências com as quimeras, dependência química, dramas familiares, amores. E existe também o aspecto muito lúdico da cultura muçulmana, a beleza das vestimentas, das maquiagens, das danças, os costumes…”, resumiu a autora.
Vale lembrar que a trama foi reprisada pela primeira vez no Viva em 2020 e está disponível na plataforma de streaming, Globoplay.
História
O destino cruza a vida de Jade (Giovanna Antonelli) e Lucas (Murilo Benício) na década 80. Filha de muçulmanos nascida e criada no Brasil, a jovem vai morar no Marrocos com o tio, Ali (Stênio Garcia), após a morte de sua mãe. É lá que o casal se apaixona à primeira vista, mas eles são impedidos de ficar juntos por causa dos costumes seguidos pela família da moça.
Lucas perde o irmão gêmeo, Diogo, em um acidente de helicóptero. Com essa tragédia, Lucas volta atrás nos planos de fugir com Jade. A nossa protagonista, sem alternativa, retorna para a família e se casa com Said (Dalton Vigh), seu prometido. Abalado pela morte do afilhado, o cientista Albieri (Juca de Oliveira) decide clonar Lucas, como forma de trazer Diogo de volta e realizar um sonho: ser o primeiro a realizar a clonagem de um ser humano.
Em segredo, ele usa as células do rapaz na formação do embrião e o insere em Deusa (Adriana Lessa), que pensa estar fazendo uma inseminação artificial comum. Quase 20 anos depois, Jade teve uma filha com Said, Khadija (Carla Diaz). Por sua vez, Lucas está casado com Maysa (Daniela Escobar) e tem uma filha, Mel (Débora Falabella). Ele abdicou de seus sonhos para cuidar da empresa do pai. Até que nosso casal se reencontra no Rio de Janeiro e o antigo amor renasce.
No meio disso tudo, Lucas precisa encarar a dependência química da filha e, mais uma vez, abre mão de Jade, que se sente sacrificada como um carneiro. Até então, o clone chamado Léo vive com a mãe e a avó, e tem Albieri como padrinho. Em viagem ao Marrocos em companhia do cientista, Léo vê Jade e imediatamente se apaixona, exatamente como aconteceu com Lucas anos atrás.
Dona Jura não é brinquedo não
Além dos bordões que caíram na boca do povo, o bar da Dona Jura (Solange Couto) virou febre entre os famosos e contou com uma lista de respeito de participações especiais: de Zeca Pagodinho a Pelé.
Segunda novela de Juliana Paes e última participação de Mário Lago na TV, a produção ganhou ainda um prêmio e o reconhecimento do FBI a Gloria Perez e Jayme Monjardim, diretor de núcleo da trama, pela ação antidrogas promovida na novela.