Conhecida por interpretar personagens marcantes e fortes, Lilia Cabral no auge dos seus 52 anos alçou sua primeira protagonista no horário nobre em Fina Estampa (2011). Na trama de Aguinaldo Silva, a atriz viveu a portuguesa simplista, Griselda da Silva Pereira, conhecida popularmente como Pereirão, devido ao serviços de marido de aluguel. A serviçal têm três filhos, frutos de um casamento fracassado com Pereirinha (José Mayer): Quinze (Malvino Salvador), Maria Amália (Sophie Charlotte) e José Antenor (Caio Castro).
Este último citado possui uma enorme vergonha de Griselda por ser vestir com macacão masculino e também de sua origem pobre. O estudante de medicina namora Patricia (Adriana Birolli), filha de Tereza Cristina (Cristiane Torloni), a antagonista da portuguesa e do chef de cozinha Renê (Dalton Vigh).
Com a farsa de Antenor subindo no telhado no dia da festa particular de seu noivado e o interesse do marido na bombeira hidráulica, a dondoca passa a infernizar a vida dos filhos de Griselda e da sua rival no campo amoroso. Após fazer uma “fézinha” e ficar rica, a protagonista compra uma mansão no mesmo condomínio da milionária e a partir daí, os grandes embates e situações perigosas começam a aquecer a trama.
Sucesso com Griseldinha, ora pois
Devido ao seu sucesso na personagem popularesca, Lilia Cabral ganhou vários prêmios importantes como melhor atriz pelo desempenho na novela. Além deste trabalho, a atriz atuou como Vitória Vilar, uma das protagonistas do remake de Saramandaia (2013). No ano seguinte, assumiu o antagonismo em Império na pele da matriarca Maria Marta Medeiros de Mendonça e Albuquerque.
Em 2016, Lilia Cabral surge num papel ousado como a ex-prostituta Virgínia em Liberdade Liberdade. Com pouco tempo de descanso, interpretou a viciada em jogos de azar, Silvana em A Força do Querer (2017) e a milionária Valentina Marsalla em O Sétimo Guardião (2018).
Edição Especial
No ápice da pandemia da Covid-19, a Globo suspendeu as gravações de Amor de Mãe no dia 16 de maço. Dentre os títulos cotados, Fina Estampa foi escolhido para ganhar uma edição especial e assumiu a faixa das 21h no dia 23 de março a 18 de setembro de 2020 com 155 capítulos.
A trama foi substituída pela reprise da novela A Força do Querer, devido ao adiamento da continuação de Amor de Mãe para este ano de 2021.