Premiação, patrocinada pela RecordTV Rio, R7 e RecordNews, reconheceu empresas que encontraram caminhos inovadores no cenário desafiador do ano passado. Claro, Granado, Ipiranga, Microsoft, Polenghi e TIM são as marcas vencedoras dessa edição especial
Em um cenário tão atípico como 2020, de crise mundial simultânea de múltiplas dimensões com efeitos em todos setores de negócios, a ABMN reconheceu empresas que conseguiram recriar suas narrativas. A Associação levou em conta as empresas que construíram caminhos, que buscaram compreender a nova realidade e se adaptar à mesma, sempre, nesta jornada, aliando-se à vontade de inovar. “Vivemos um momento muito atípico mas insistimos em reconhecer o valor de empresas que conseguiram, em meio à uma crise tão inédita, tão única na história, manter o foco e encontrar formas inovadoras de permanecer no mercado”, diz Mauro Madruga, Presidente da ABMN.
Cada uma das empresas premiadas encontrou uma forma própria de sobreviver à crise e de se “reinventar”. A RecordTV Rio, R7 e Record News são mais uma vez os patrocinadores do Prêmio Marketing Contemporâneo. Este ano, entretanto, a edição será muito diferente dos anos anteriores: a premiação será realizada de forma online em maio.
Veja abaixo um pouco sobre as ações desenvolvidas pelas marcas reconhecidas.
Microsoft
A clareza de que a COVID-19, além de uma séria crise na saúde, traria também uma instabilidade econômica, mobilizou ainda mais a Microsoft a utilizar ferramentas e plataformas para desenvolver habilidades digitais, além de oferecer suporte e estímulos para a economia como um todo. Um exemplo é o lançamento, em outubro de 2020, do Microsoft Mais Brasil, plano pensado para endereçar algumas das questões do País que ficaram ainda mais evidentes por conta da pandemia e que abrange iniciativas de apoio e compromisso com o desenvolvimento econômico sustentável do País, englobando programas de sustentabilidade, qualificação profissional e suporte para facilitar a busca por oportunidades de emprego. Uma das ações fomentadas pelo plano, a parceria entre Microsoft e LinkedIn, ajudou mais de 30 milhões de pessoas em 249 países e territórios em todo o mundo a ter acesso a habilidades digitais, superando a meta inicial de 25 milhões firmada em junho do ano passado. Além disso, durante a pandemia, o Microsoft Teams tornou-se também um recurso valioso para a conexão à distância de múltiplos profissionais e treinamento. Tudo isso disponível àqueles com capacidade de acesso à internet e, também, por meio de Ong’s apoiadas pela Microsoft, que oferecem acesso e aprendizado para quem não tem isso em casa. Também foram desenvolvidos recursos tecnológicos para Startups, como o Microsoft Reactor, que estimula e aporta conhecimento para acelerar seu crescimento, e o programa de desenvolvimento do empreendedorismo feminino, WE (Women Entrepreneurship).
Granado
Para a Granado, a combinação de ações de pronta resposta, logo no início da pandemia – de cuidar das crianças, com doação de sabonetes e valorização do ato de lavar as mãos – e, na sequência, participar do ato conjunto de várias marcas de sabonete para fortalecer hábitos de higiene para combater a covid-19, foram emblemáticos. E a comemoração dos 150 anos da empresa foi um presente em dose tripla para os cariocas: na reabertura do Bondinho do Pão de Açúcar eles puderam ver parte da história da Granado através de embalagens e rótulos em exposição e viveram a experiência de banheiros imersivos registrando momentos da evolução da empresa; ali mantiveram-se protegidos com álcool 70 ao longo dos trajetos no parque; e para os atletas da Cidade, foi realizada a Corrida Virtual Granado – uma experiência que ofereceu ao participante um kit completo de produtos para os atletas.
TIM
Num momento de alta demanda por conectividade, a TIM manteve todos os recursos e serviços que fizeram uma mudança inevitável na vida de seus clientes, a possibilidade de novas experiências – fazendo home office, home school, home meetings, até home happy hour – com bom desempenho. Ao mesmo tempo, tratou de provocar e levantar o moral das pessoas com sua nova assinatura “TIM: Imagine as Possibilidades”. Este foi o convite feito pela marca para se olhar para o novo. Mas não foi apenas um convite. A parceria TIM – C6 Bank trouxe, além de uma oferta atraente de dois serviços sedutores e essenciais, o exemplo concreto de como se pode “imaginar e correr atrás das possibilidades”. A campanha criada com a cantora IZA combinou coragem, engajamento, liberdade e respeito à diversidade com características presentes no dia-a-dia da TIM, em seus valores e práticas. Um conjunto de ações voltadas aos clientes e à inovação para manter o “olhar para o novo” neste período de dificuldades que valeu o reconhecimento da ABMN.
CLARO
As decisões tomadas pela Claro de forma ágil e dirigida, conforme o perfil de seus clientes, mostraram que a capacidade de processamento e análise de dados é um dos pontos fortes da marca. Ao oferecer aos vários grupos de clientes a disponibilização de serviços como: maior volume de dados via bônus, sinal aberto de TV por assinatura – que antes eram fechados–, acesso a aplicativos de música, e-books, outros voltados para orientação sobre cuidados com a saúde entre outros, a Claro confirmou, ao longo do ano passado, o foco em seus clientes, tanto pessoas físicas quanto empresas. Neste momento crítico na história do país e de milhões de pessoas que tiveram suas vidas fortemente alteradas, a Claro trouxe conforto, mais entretenimento e bons motivos para o convívio entre os moradores de milhões de famílias.
IPIRANGA
Conexão com os consumidores sempre foi o foco das mensagens e dos recursos que a Ipiranga desenvolve para apoiar seus clientes. E o aplicativo “Abastece Aí” já em uso foi um elemento importante para cuidar dos clientes permitindo o pagamento por meio dele: com distanciamento, sem cartão, sem dinheiro. Para aqueles clientes que estão na estrada – e mantêm o país abastecido – o aplicativo Pro Frota incorporou o programa Saúde na Estrada, protegeu os caminhoneiros com vacinação contra a H1N1 e distribuiu kits de higiene e informações de como aplica-los em suas rotinas. O lançamento de uma nova unidade de negócios de pagamentos digitais acelera agora o processo de inovação na Ipiranga, fortalece o “Abastece Aí” – incluindo agora o Km de Vantagens permitindo cash back em vários serviços e novas soluções a serem desenvolvidas para que o aplicativo resolva várias jornadas dos clientes. A combinação de ações de pronta resposta e campanhas de informação logo no início da pandemia e, no momento em que as vacinas surgem como solução para frear seu avanço, a importância de levar a mensagem de esperança num novo futuro pós-covid-19, tendo seus funcionários como protagonistas, foi mais uma das soluções que levaram a ABMN a selecionar a marca.
POLENGHI
Desde o início, a Polenghi esteve atenta ao ambiente e aos impactos que a pandemia poderia provocar, dentro e fora da empresa, com medidas suportadas por seus valores e propósitos. Pausou seus lançamentos programados e cuidou dos 1.500 funcionários com apoio emocional e financeiro, cuidou daqueles atuantes nas operações essenciais doando kits de higiene e alimentou aqueles menos favorecidos com seiscentos mil Polenguinhos – seu principal produto e ícone no segmento – numa parceria com o governo do Estado de São Paulo. À medida que os meses foram passando, os lançamentos foram retomados, porém com novos olhares para o que estava acontecendo e com a comunicação sintonizada com os consumidores. Foi assim que surgiu a ação com o Fondue Cheddar Club do Molho – mostrando novas opções de comidas para “chuchar” –, com os apresentadores do Canal Pipocando que gostaram do produto e passaram a provocar os seguidores com novos desafios. Já com o Frescatino, um produto diferenciado no segmento de queijo fresco, a marca trouxe novas embalagens e imagens que reforçam praticidade, sabor e saúde. Novas combinações de mídias e novos conteúdos mostraram porque esta marca referência no mercado de queijos foi selecionada este ano pela ABMN.
SOBRE A ABMN
Há mais de 48 anos a Associação Brasileira de Marketing & Negócios- ABMN, uma entidade sem fins lucrativos, atua como mediadora e incentivadora dos novos conceitos e práticas do Marketing & Negócios, contribuindo para o desenvolvimento empresarial no Brasil. Os esforços da entidade são dirigidos em dois vetores: aos atuantes profissionais – nos seus vários níveis de decisão; e à na academia – no ensino superior– contribuindo para a formação dos futuros profissionais. Os esforços e o trabalho da Diretoria e dos colaboradores da Associação têm sido na busca incessante de identificar, manter e disseminar informações, casos de sucesso e temas de relevância que permitam aos seus associados e ao mercado refletir e evoluir sobre tais assuntos. Esses esforços são concretizados em duas grandes frentes: projetos e ações, sempre a partir de uma dinâmica permanente de avaliação de contexto-conhecimento-relevância. E sempre com o compromisso de promover informação e proporcionar integração, gerando um ambiente favorável para troca de experiências e conhecimentos de novas ideias. E o faz a partir de uma tripla perspectiva: dos Anunciantes, das Agências de Publicidade e Propaganda e dos Veículos de Comunicação– todos eles sempre presentes no seu quadro de Associados Mantenedores. Fazem parte da Diretoria da ABMN os seguintes nomes: Mauro Madruga (Presidente da Associação), Dudu Godoy (Sinapro SP) e Thomaz Naves (Record TV Rio) estes últimos, Presidentes do Conselho. A Associação tem ainda os seguintes Vice-Presidentes: Alan dos Santos (Aplicanet), Alexandre Guerrero (Eletromídia), Felipe Heimbeck (TV Globo), Gilberto Corazza (Consultor), Jued Andari (Eletromídia), Márcio Borges (WMcCann RJ), Paulo Fraga (consultor), Reynaldo Figueiredo (RecordTV Rio) e Valéria Luz (Superintendente ABMN).
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